Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sem Censura celebra centenário de João Cabral de Melo Neto

Escritor pernambucano inaugurou uma nova forma de fazer poesia

O Sem Censura que vai ao ar nesta quinta-feira (9), às 18h, na TV Brasil, presta uma homenagem a João Cabral de Melo Neto, poeta e diplomata pernambucano que completaria 100 anos no dia 9 de janeiro.

Para falar da relevância do escritor para a cultura do país, os apresentadores Vera Barroso e Bruno Barros batem um papo com a professora Flávia Amparo. Com mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Flavia estuda poesia brasileira, literatura brasileira e infanto-juvenil, além de dedicar-se à pesquisa da vida e da obra de João Cabral de Melo Neto.

Ainda no Sem Censura de quinta, Vera e Bruno conversam com o ator, apresentador, roteirista e diretor teatral Renato Farias, que conduz o programa ‘Ciência & Letras’ no Canal Saúde da Fiocruz. Renato assinou roteiro e direção da peça "João Cabral", encenada pela Cia de Teatro Íntimo, quando mergulhou no universo do poeta. Durante esta edição do programa, o convidado lê e interpreta poesias do escritor homenageado.

Considerado o maior poeta da língua portuguesa por escritores como Mia Couto, João Cabral de Melo Neto inaugurou uma nova forma de fazer poesia no Brasil. Seus livros foram traduzidos para diferentes idiomas (alemão, espanhol, inglês, italiano, francês e holandês) e sua obra é conhecida em diversos países ao redor do mundo. Ao longo de sua trajetória, foi agraciado com vários prêmios literários, entre eles o Neustadt, tido como o "Nobel Americano", e o Prêmio Camões.

Sobre a produção da TV Brasil

Considerado um dos mais tradicionais programas de entrevistas da televisão brasileira, o Sem Censura está no ar há 34 anos desde 1985. Apresentada por Vera Barroso e Bruno Barros, a atração é exibida de segunda a sexta-feira, ao vivo, às 18h, na TV Brasil.

A produção recebe convidados para um bate-papo informal sobre temas como saúde, meio ambiente, segurança, tecnologia e comportamento. O programa da emissora pública também tem um time de colunistas que traz contribuições sobre diversas áreas do saber.

Pioneiro na interação com o público na tevê ao abrir espaço para a participação dos telespectadores ainda nos anos 1980, o Sem Censura garante esse contato hoje através da hashtag #semcensura no Twitter, Instagram e Facebook. A atração também é transmitida por streaming pelo Facebook.

Serviço

Sem Censura – quinta-feira, dia 09/01, às 18h, na TV Brasil

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

 

Criado em 07/01/2020 - 17:15 e atualizado em 07/01/2020 - 17:15

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí