Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Negócios para a terceira idade: um mercado em ascensão

Envelhecimento da população traz desafios e oportunidades 

Sem Censura

No AR em 09/03/2020 - 18:00

O Sem Censura debate oportunidades de negócios direcionados aos idosos: turismo, lazer, cultura, gastronomia e práticas esportivas, por exemplo. Há uma série de atividades na agenda da chamada terceira idade.

No Brasil, o IBGE indica que existem mais de 20 milhões de idosos. Em 1990, eram apenas 10 milhões. Grande parte dessas pessoas envelhece com mais saúde do que antigamente. Hoje, a expectativa é que o brasileiro viva até os 76 anos e, em 2050, passe de 80 anos.

Por isso, os economistas acreditam que os empreendedores que apostarem neste mercado têm chances de sucesso. É o caso do professor de educação física Flávio Palermo, gerente-geral de uma academia adaptada para a terceira idade, convidado do programa. Segundo ele, metade do faturamento vem deste espaço, o que faz do público mais velho um nicho lucrativo. 

Mas as oportunidades não existem apenas nos ramos da saúde e medicina. Pequenas e microempresas podem encontrar outras áreas para empreender, avalia o professor Jorge Felix, que dá aulas de economia e finanças para a gerontologia na Universidade de São Paulo (USP) e também estará neste Sem Censura

Primeiro pesquisador a estudar o tema no país, Jorge publicou o livro “Economia da longevidade – o envelhecimento populacional muito além da previdência”, que oferece uma abordagem enriquecedora para diferentes áreas.

O Sem Censura está em horário especial de verão e começa às 18h. Até lá!

Idosos participam de atividades no Parque da Cidade (DF) em comemoração ao Dia Internacional do Idoso
Idosos participam de atividades no Parque da Cidade (DF) em comemoração ao Dia Internacional do Idoso - Valter Campanato/Agência Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 17/01/2020 - 15:20

Últimas

O que vem por aí