Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça o projeto "Causos Clínicos" no Sem Censura

Relação entre médicos e pacientes em destaque no programa

Sem Censura

No AR em 28/02/2020 - 18:00

O programa desta sexta-feira, 28 de fevereiro, traz um debate sobre a relação entre médicos e pacientes. Para conversar sobre o assunto recebemos os médicos Maria Carolina Falcão e Alfredo de Oliveira Neto.

A complexidade da interação entre pacientes e médicos resultou em um projeto chamado "Causos Clínicos", desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), que mantém um blog e já publicou livros com relatos de profissionais da saúde.

A médica Maria Carolina Falcão participa do grupo, escreveu e selecionou os textos para a primeira coletânea da série, "Histórias da Medicina de Família e Comunidade". Ela fala sobre como surgiu o projeto "Causos Clínicos", suas motivações para tornar-se médica de família e comunidade, as dificuldades e alegrias no início da profissão, e como prestar um atendimento humanizado a um grande número de pacientes.

Maria Carolina é especialista em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é responsável técnica pela Clínica da Família Pedro Ernesto, que fica em Vila Isabel, no Rio de Janeiro.

O outro convidado do programa de sexta é o médico Alfredo de Oliveira Neto, que publicou sua história no segundo volume da série, na obra intitulada "Quando fui Paciente". Durante a conversa, ele conta como é para um médico estar na posição de paciente, se a experiência ajuda a mudar alguns comportamentos profissionais, o que explica a frieza e a falta de empatia de muitos médicos, e se o próprio tratamento de "doutor" cria esse distanciamento frequente.

Alfredo é médico de família e comunidade e professor adjunto do Departamento de Medicina em Atenção Primária à Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua principalmente em atenção primária à saúde, comunicação e saúde, internet e saúde, HIV/AIDS, medicalização e participação social no Sistema Único de Saúde.

Exame médico
Exame médico - Foto: Myfuture.com/Flickr - Licença: CC BY-ND

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 27/02/2020 - 14:35

Últimas

O que vem por aí