Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A Grande Viagem destaca importância das amizades

Vovô Mário revê amigo da época em que vendia guias de viagem

Uma história de amizade é o pano de fundo para a aventura da série A Grande Viagem que se passa no Líbano nesta quarta (7), às 21h30, na TV Brasil.

A produção nacional é estrelada por Umberto Magnani no papel de Vovô Mário, um dos últimos trabalhos do experiente ator que faleceu aos 75 anos em abril do ano passado. O episódio dessa semana conta com a participação especial do também veterano Sylvio Ziber.

A trama do seriado acompanha a história de um ex-vendedor de guias de viagem que começa a manifestar os primeiros sinais do Mal de Alzheimer. O neto Lipe (Léo Palhano) quer ajudar o avô a encontrar sua "memória perdida". A dupla descobre um portal mágico dentro do armário de Vovô Mário que os leva a diferentes países e épocas.

Se as lembranças sobre uma pessoa se apagam, é como se essa pessoa nunca tivesse existido? No capítulo "De porta em porta", Mário não se recorda de seu grande amigo Samir (Sylvio Ziber) que vai visitá-lo. Ambos trabalhavam na mesma rota de vendas: enquanto Mário mostrava guias de viagem, Samir oferecia seus tecidos.


Incentivo à tolerância religiosa

Na história desta semana, eles descobrem que amizades verdadeira funcionam como chaves mestras capazes de destrancar qualquer memória escondida. Lipe tem uma ideia que podem ajudar Vovô Mário a se lembrar do amigo. O trio parte para uma viagem ao Líbano em busca da filha de Samir chamada Laíla com quem ele perdeu contato há muitos anos.

O episódio aproveita o enredo para refletir sobre o preconceito religioso e estimular o debate a respeito da tolerância com a família e amigos que têm crenças diferentes. Para isso, o programa apresenta algumas características, tradições, ritos, templos e costumes de religiões durante a trama de dramaturgia.


Sobre a série

"A Grande Viagem" propõe uma volta ao mundo lúdica e emocionante. Protagonizada por Umberto Magnani, a produção apresenta as aventuras de um avô e seu neto com um armário mágico e muita imaginação.

Série de treze episódios produzida pela Aurora Filmes com coprodução da Haikai Filmes, a trama é uma oportunidade para as crianças conhecerem um pouco mais sobre diversas culturas do mundo.

Os personagens visitam um país diferente a cada edição do programa. Para dar vida a lugares como Egito, Israel, Japão, Cuba, Espanha, Portugal, Líbano, Romênia, Estados Unidos, Grécia, Alemanha, França e Itália, a produção usou muita criatividade e imaginação, já que tudo foi gravado em São Paulo.

“Como Vovô Mário nunca conheceu de fato esses lugares – conhecia os países pelos livros – tínhamos a liberdade poética de criar o país e o seu universo mitológico, pelo ponto de vista de um senhor de 70 anos e uma criança de dez”, conta Caroline Fioratti, criadora e diretora da série, inspirada em curta-metragem premiado de sua própria autoria, realizado em 2011.

Além disso, "A Grande Viagem" também abre um caminho para falar sobre o Mal de Alzheimer. Estima-se que existam cerca de 1,2 milhões de pessoas no Brasil vivem com a doença, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz).

“Assim como o personagem, meu avô desenvolveu o mal de Alzheimer, processo que eu testemunhei quando criança e adolescente. Foi um momento muito difícil para minha família, mas por eu ser criança na época, eu conseguia ressignificar a doença por um ponto de vista lúdico”, relembra a diretora.

“Mesmo nos momentos em que meu avô não me reconhecia, ou me confundia com outra pessoa, eu pensava: ‘quem será que ele está vendo em mim?’. O olhar dele me transformava em alguém do seu passado e isso me intrigava. Me colocava em outro cenário, num outro tempo. A série incentiva a relação e troca de experiências entre avós e netos. Propõe um início de diálogo entre pais e filhos sobre essa questão delicada.”

Este é um dos últimos trabalhos de Umberto Magnani, ator que faleceu em abril de 2016, aos 75 anos. “Sem dúvida nenhuma, dedico a ele essa nossa obra. Umberto já fez a sua grande viagem, mas deixou para todos nós relíquias e ensinamentos que ficam para sempre”, relembra Carolina.

Sandra Corveloni, atriz premiada no Festival de Cannes em 2008 por ‘Linha de Passe’, é outro grande nome da dramaturgia nacional que está em 'A Grande Viagem'. Ela faz o papel de Clara, mãe de Lipe e filha de Mário, que no começo não tem muita paciência com as invenções da dupla, mas, ao longo da série, vai aprendendo a lidar com a condição do pai de uma maneira mais compreensiva.

A jovem Lara Boldorini, como Tel, melhor amiga de Lipe, completa o elenco principal. Os episódios têm ainda participações especiais de Selma Egrei, Miriam Mehler, Sylvio Zilber, Ivo Muller, Lulu Pavarin, Ken Kaneko, Maurício de Barros, Lucélia Machiavelli, entre outros.

Serviço
A Grande Viagem – quarta-feira (7), às 21h30, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/06/2017 - 16:30 e atualizado em 05/06/2017 - 16:30

Últimas

O que vem por aí