Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Série traça panorama sobre obra da escritora Lourdes Sarmento

TV Brasil apresenta a vasta produção literária da autora

Com mais de 25 livros publicados, a jornalista Lourdes Sarmento é a homenageada no terceiro episódio inédito da série documental "Poetas e Prosadores Pernambucanos" que a TV Brasil exibe neste domingo (21), às 20h30.

A produção dirigida por Valdir Oliveira valoriza a obra de seis autores do estado ao combinar entrevistas e dramatização. No documentário "Jornada de Sarmento", a série contextualiza a produção literária da escritora que desde julho de 2013 integra a Academia Pernambucana de Letras (APL).

Lourdes Sarmento respira poesia, embora tenha dedicado também grande parte da sua vida ao jornalismo. Poetisa, escritora, pesquisadora, biógrafa e antologista, ela registra o cotidiano em forma de versos, mas não apenas aquilo que lhe é externo. "Eu penso sempre no leitor. O leitor é um cúmplice", afirma.

Durante o programa, a autora conta que um de seus cenários prediletos está dentro de si mesma. Para Lourdes Sarmento, a razão de sua poesia está na busca dos sentimentos. Ao falar sobre sua produção literária, ela revela aquilo que a partir do seu olhar resulta em arte. O ator Adriano Cabral interpreta personagens da obra da escritora nesse episódio da série.

Na sua carreira jornalística, Lourdes Sarmento trabalhou em 1965 no Jornal do Commercio como articulista e repórter. Já no Diário de Pernambuco, ela assinou a coluna "Roteiro Artístico" entre os anos de 1969 e 1970. Também foi assessora de imprensa na empresa Telecomunicações de Pernambuco S/A (TELPE) por 23 anos. Lourdes conseguiu realizar um movimento cultural, com intercâmbio entre funcionários e Academias de Letras.

Sobre a série

Com direção e roteiro do jornalista Valdir Oliveira, a produção independente traça um panorama sobre a vida e a obra de personalidades da literatura nordestina. Em seis episódios semanais de 26 minutos, a série acompanha o trabalho de escritores pernambucanos ou radicados no estado.

Raimundo Carrero, Marcus Accioly, Luzilá Gonçalves, Lourdes Sarmento, Ronaldo Correia de Brito e Liêdo Maranhão são homenageados na atração que os entrevista para apresentar o processo criativo dos autores. Eles contextualizam temas presentes em suas obras.

Inédita em rede nacional, a atração exibida pela TV Brasil ainda combina documentário e dramaturgia. A série "Poetas e Prosadores Pernambucanos" mescla leituras e relatos sobre os livros desses escritores com trechos em que atores interpretam sequências das publicações mencionadas durante a conversa.

Confira a ordem dos próximos episódios da série

21/07 - Jornada de Sarmento - Lourdes Sarmento

28/07 - Bandeira de Ronaldo - Ronaldo Correia de Brito

04/08 - Castelo de Accioly - Marcus Accioly

11/08 - A Luz de uma Mulher - Luzilá Gonçalves Ferreira

Serviço
Poetas e Prosadores Pernambucanos – domingo, dia 21/7, às 20h30, na TV Brasil
Poetas e Prosadores Pernambucanos – domingo, dia 21/7, para segunda-feira, dia 22/7, à 0h30, na TV Brasil

Criado em 19/07/2019 - 18:15 e atualizado em 19/07/2019 - 18:15

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí