Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Série visita farol baiano que sedia o Projeto Tamar

Atração revela belezas e histórias do Farol Garcia D'Ávila

O segundo episódio da nova temporada da série Faróis do Brasil, com atrações da Bahia, viaja até o litoral norte do estado para mostrar as belezas do Farol Garcia D'Ávila, situado na paradisíaca Praia do Forte, nesta quinta (19), às 22h, na TV Brasil.

Apresentada pela jornalista Tâmara Freire, a produção documental destaca que o Farol Garcia D'Ávila acolhe uma das principais sedes do Projeto Tamar. A iniciativa criada em 1982 é referência na preservação das tartarugas marinhas na orla brasileira.

O local reúne uma base de pesquisa e educação ambiental, além de um museu aberto ao público. Os visitantes se encantam com as espécies da fauna marinha. O coordenador nacional do Tamar, Guy Marcovaldi, explica o propósito do espaço.

A cerca de 80 km da capital Salvador, o farol cercado por mar cristalino fica no município de Mata de São João. Além das maravilhas naturais, a região preserva tradições culturais muito significativas que a série mostra nessa edição inédita.

Histórico da região

Desde o início do século XX, quando foi inaugurada em 1916, a sinalização orienta os barcos que chegam nessa bela, mas perigosa região repleta de recifes que podem atrapalhar a navegação nessa área de águas claras e cheia de coqueiros.

A produção da emissora pública entrevista profissionais que atuam na área e moradores que contam histórias sobre a importância do Farol Garcia D'Ávila cuja atual estrutura foi inaugurada em 1971. Com 25 metros de altura, a torre tem um alcance luminoso que pode chegar a 21 milhas náuticas o que equivale a 38 km.

O local é cenário de construções marcantes da região como primeira fortificação europeia no Brasil, a Casa da Torre, erguida pelo português Garcia D'Ávila, no século XVI. As ruínas dessa torre medieval durante gerações foram usadas como referência pelos navegantes antes mesmo da criação dos faróis.

A região mantém vivas tradições culturais que datam do tempo do Brasil colonial. Atualmente, o Farol Garcia D'Ávil é palco de diversas manifestações como a festa dos Caretas que remete à época em que africanos foram escravizados no país.

Essa manifestação cultural envolve toda a população da Praia do Forte. Os moradores se mobilizam para a tradição centenária de criação de máscaras e roupas bem como para o desfile do bloco pelas ruas durante o carnaval

Sobre Faróis do Brasil

Em episódios de 26 minutos, a produção documental apresentada pela jornalista Tâmara Freire revela as histórias e as belezas naturais de diversos faróis do país, alguns dos quais figuram como cartões postais em suas regiões.

A série apresenta, em formato de reportagem especial, informações sobre os principais faróis brasileiros. A primeira temporada investigou cinco construções da Região Sudeste, no Rio de Janeiro, enquanto a segunda mostra quatro da Região Nordeste, na Bahia.

Nesses locais, a apresentadora aborda a história do monumento e da cidade onde a construção está localizada. Ela também conversa com moradores da área que tenham forte ligação com o farol.

Os episódios semanais da série Faróis do Brasil contam com belas imagens aéreas dessas torres ao som de músicas relacionadas ao monumento visitado. Essa trilha sonora embala uma viagem em um universo de conhecimento

Produzido com equipe própria da emissora, o programa exibido toda quinta-feira às 22h tem horário alternativo na programação da TV Brasil. A série também pode ser acompanhada toda sexta-feira, às 5h30, e aos domingos, às 17h30.

As edições anteriores da produção documental pode ser acessadas no site http://tvbrasil.ebc.com.br/faroisdobrasil. A série realizada pelo canal público também podem ser vista no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.

Serviço
Faróis do Brasil – quinta-feira, dia 19/9, às 22h, na TV Brasil
Faróis do Brasil – sexta-feira, dia 20/9, às 5h30, na TV Brasil
Faróis do Brasil – domingo, dia 22/9, às 17h30, na TV Brasil

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 17/09/2019 - 12:15 e atualizado em 17/09/2019 - 12:15

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí