Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Doenças como dengue e malária podem ser evitadas com medidas preventivas

Ser Saudável ouve a opinião de especialistas sobre as chamadas

Ser Saudável

No AR em 26/08/2015 - 22:30
O clima tropical do Brasil favorece a proliferação de insetos que podem transmitir dengue, malária, doença de Chagas, leichmaniose, febre amarela, entre outras doenças.

Os médicos e apresentadores Enrique Barros e Lívia Hartmann de Souza viajam ao Ceará e Mato Grosso, estados com alta incidência de dengue e malária. Eles conversaram com especialistas e pessoas que superaram uma das doenças tropicais.

No Ceará, o Ser Saudável conversa com o professor George Mota. Quando descobriu que estava com dengue, ele adotou cuidados em casa para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará, Ivo Castelo Branco Coelho, esclarece as formas de prevenção, sintomas e as regiões do Brasil com mais casos de doenças tropicais.

Em Cuiabá, capital matogrossense, Lívia Hartmann de Souza conheceu a estudante Bianca Correia, que, após uma temporada em Porto Velho, Rondônia, foi infectada pela malária. No Hospital Universitário Júlio Müller, a médica e apresentadora conversou com o professor da Universidade Federal do Mato Grosso e médico do Comitê de Controle da Malária do Ministério da Saúde, Cor Jesus Fernandes Fontes. O episódio também entrevista a cozinheira Elisângela Estouco, que, ao trabalhar no Garimpo, contraiu malária mais de dez vezes.

O programa foi produzido sob orientação do médico Juvenal Soares Dias da Costa, do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Unisinos.

Apresentação: Enrique Barros e Lívia Hartmann
Direção geral: Daniel Pedroso
Coprodução: TV Brasil e UNISINOS


 



Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 12/01/2012 - 02:30 e atualizado em 26/08/2015 - 16:55

Últimas

O que vem por aí