Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O câncer de colo de útero pode ser evitado

O exame preventivo Papanicolau é muito importante para se começar o

Ser Saudável

No AR em 06/08/2015 - 22:30

O Ser Saudável mostra como o câncer do colo do útero pode ser evitado. Os médicos e apresentadores do programa, Lívia Hartmann de Souza e Enrique Barros, acompanharam as histórias da empresária Ana Danenberge, 38 anos, e da estudante universitária Fernanda da Costa, de 22 anos.

Ana descobriu a doença no estágio inicial e precisou retirar o colo do útero. Já Fernanda desconfiou que houvesse algo errado e ao buscar um ginecologista descobriu que estava com lesões provocadas pelo vírus HPV.

O câncer de colo de útero é uma doença que se desenvolve lentamente a partir de lesões causadas pelo HPV, vírus sexualmente transmissível. Quando tratadas, evitam em até 100% o desenvolvimento do câncer. Por isso, o exame preventivo Papanicolau é fundamental para diagnosticar e tratar precocemente as lesões que causam a doença.

Há casos em que a mulher não apresenta nem sintomas da doença. Todas as mulheres com vida sexual ativa, principalmente entre 25 e 59 anos, devem fazer o Papanicolau. No início, o exame deve ser feito uma vez por ano. Após dois exames com resultado normal, ele pode ser feito a cada três anos. E tão importante quanto fazer o exame é pegar o resultado em seguida, para que o tratamento seja logo iniciado, caso necessario.
Participam deste episódio o presidente do Instituto de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero, Paulo Naud e os ginecologistas e professores da UNICAMP Joana Bastos e Luiz Zeferino.

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/10/2011 - 18:17 e atualizado em 10/08/2015 - 17:08

Últimas

O que vem por aí