Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Vacinas – a prevenção como melhor remédio

Vacinação é a ação preventiva que mais salvou vidas na história

Ser Saudável

No AR em 09/03/2017 - 10:30

Enrique Barros e Pedro de Oliveira.Pedro de Oliveira, 27, começou a sentir dores de cabeça e vermelhidão no olho. Mas não deu atenção aos sintomas, pois os associava ao tempo frio. Quando apareceram bolinhas vermelhas pelo corpo, resolveu procurar um médico. O resultado de rubéola veio na hora. O médico lhe passou um remédio e pediu que ficasse dez dias em casa, longe de pessoas, principalmente de grávidas.

Quatro dias depois de diagnosticado, Pedro viu notícias sobre o alto número de pessoas com a doença no Rio Grande do Sul. Ele não tem certeza de como foi contagiado, mas tinha o costume de ir com a namorada a Rio Grande, uma das cidades mais atingidas pela epidemia.

Este Ser Saudável retrata como a ação preventiva se tornou o método que mais salva vidas na história. Como em toda ação, os riscos e custos devem ser pesados diante do benefício. Algumas vacinas são claramente efetivas contra algumas doenças, como difteria, tétano, coqueluche, sarampo, rubéola, caxumba e poliomielite. Outras são mais controversas, como a da gripe e, especialmente, a do papilomavírus.

O programa recebe o médico do Núcleo de Pesquisa em Vacinas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Juarez Cunha; a especialista em Administração Hospitalar Marlene Maria Kuhn; o diretor do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz, Artur Couto.

Produção: Daniel Pedroso
Apresentação: Enrique Barros e Camila Furtado de Souza
Direção: Hique Montanari

 




Criado em 16/04/2013 - 13:04 e atualizado em 06/03/2017 - 12:56

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí