Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A obra de Geraldo Filme e de Cole Porter

Programa lembra composições do sambista paulista e do músico americano

Sinfonia Fina

No AR em 23/02/2017 - 05:45

Os compositores Geraldo Filme e Cole Porter são lembrados neste Sinfonia FinaEste episódio da série Sinfonia Fina revela os valores da música popular e da erudita ao mostrar as obras do sambista Geraldo Filme e do compositor americano Cole Porter. Na atração musical, as canções destes artistas são interpretadas por ícones como Frank Sinatra, Bing Crosby e Louis Armstrong, além dos próprios homenageados.

Apresentado por Sofia Ceccato, o programa inicia esta edição com dois clássicos do músico americano: “Love for Sale” e “So in love”. No decorrer da atração, também são lembradas músicas de sucesso compostas pelo cantor paulista Geraldo Filme como “Tradição” e “Tristeza do Sambista”.

Ao longo do programa Sinfonia Fina é resgatada a biografia dos homenageados. O compositor Geraldo Filme tem o seu nome muito associado à história do Carnaval paulista. O artista era querido e respeitado por todas as escolas, mas fez história na Unidos do Peruche, para quem compôs sambas de enredo, e por seu vínculo com a Vai-Vai, escola com a qual foi campeão. O sambista também ajudou a organização o Carnaval da cidade de São Paulo nos últimos anos de vida e tornou-se uma referência da cultura negra paulistana.

Já o compositor americano Cole Porter, que nasceu em família uma rica, alçou o posto de artista prestigiado nos glamourosos anos 1930. Em sua carreira, o músico compôs mais de 800 canções, sendo que ao menos cem delas foram eternizadas no ainda incipiente cinema falado, com um repertório vasto que inclui inúmeros clássicos.

Em 1928, Porter estreou “Paris”, seu primeiro grande musical na Broadway. Na década de 1930 permaneceu na Broadway ao lado das grandes estrelas do teatro. Nos anos 1940 e 1950, Porter escreveu canções de cinema para musicais com Fred Astaire, Judy Garland, Gene Kelly, Frank Sinatra, Grace Kelly, Rita Hayworth e outras estrelas de Hollywood.

O sucesso de seus musicais em conjunto com as canções que criou para os filmes da época de ouro de Hollywood fizeram de Cole Porter um dos nomes mais importantes da música popular americana e reconhecido internacionalmente.




Criado em 15/01/2014 - 08:41 e atualizado em 20/02/2017 - 11:50

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí