Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Herivelto Martins e Charles Gounod

Música de qualidade com o romantismo brasileiro e as óperas francesas

Sinfonia Fina

No AR em 26/02/2016 - 06:00

Herivelto Martins e Charles GounodO Sinfonia Fina de hoje aborda a vida e as obras dos compositores Herivelto Martins e Charles Gounod. Ambos demostraram aptidão para a música desde a infância. O brasileiro de origem pobre aos três anos já declamava versos e logo começou a tocar instrumentos musicais. Já o francês, filho de um pintor e uma pianista, ingressou jovem no Conservatório de Paris.

Um dos pioneiros na formatação do direito autoral no Brasil, Herivelto compôs inúmeros sucessos da música nacional como "Ave Maria no Morro", "Praça Onze", "Cabelos brancos", "A Bahia Te Espera", "Bom Dia" e "Segredos". O compositor romântico também esteve à frente do Trio de Ouro em várias formações diferentes. Na vida particular, viveu atribulado romance com a cantora Dalva de Oliveira na década de 1950.

O francês Charles Gounod, reconhecido sobretudo por suas óperas e pela música religiosa, foi um compositor de destaque no século XIX. Fascinado pela música polifônica do século XVI, estreou "Sapho", sua primeira ópera, em 1851. Suas composições estão entre as mais populares do repertório operístico francês. Gounod dedicou os últimos anos de vida à música religiosa.

Neste Sinfonia Fina, o clássico "Ave Maria no Morro" é interpretado por Dalva de Oliveira, por Herivelto com seu filho Pery Ribeiro e também pelo tenor italiano Andrea Bocelli. O programa conta também com a apresentação da Orquestra Paulistana de Viola Caipira e da Orquestra Paulista de Violeiros, além de corais que interpretam as ópeas de Gounod.




Criado em 21/12/2012 - 16:02 e atualizado em 11/03/2013 - 10:44

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí