Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Som na Rural recebe o Maestro Forró

O regente da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério

Som na Rural

No AR em 03/01/2014 - 21:30

Maestro Forró e banda no Som na RuralNeste último episódio do Som na Rural, o apresentador Roger de Renor recebe o compositor, arranjador e instrumentista Maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério. O grupo é formado por moradores da comunidade de Bomba do Hemetério, no bairro de Água Fria, zona Norte do Grande Recife e o trabalho dele une composições eruditas e populares e traz o Frevo para o cenário da música pop atual.

Maestro Forró e a orquestra se destacam pelo trabalho de pesquisa e estudo da música popular. Além do frevo, o trabalho apresenta ritmos variados como coco, valsa, rock, mangue beat, samba de latada (ou de matuto), de gafieira, cavalo-marinho, xaxado, maracatu e até gêneros estrangeiros como o norte-americano fox-trot e chanson francesa. Trata-se de um legítimo trabalho de manutenção e interação da música regional com as diversas tendências contemporâneas.

Formada em 2002, a Orquestra Popular nasceu do desejo do Maestro Forró de articular os músicos de sua comunidade despertando um interesse mais acadêmico e, futuramente, mercadológico. Com pouco mais de seis meses de formação, surgiu uma parceria com Um Bloco em Poesia e, em troca de um show, foi viabilizada a capa de um CD demo, intitulado “Orquestra Popular da Bomba do Hemetério Ao Vivo”. Com mil cópias produzidas, o CD passou a ser disputadíssimo nos shows. Em 2003 veio a grande vitrine, com shows no carnaval organizado pela Prefeitura do Recife. Hoje, a orquestra tem agenda de show o ano inteiro e dois ensaios semanais.

Em sua trajetória, o grupo fez participações na trilha sonora do filme “A Máquina”, de João Falcão, no CD “Nação Canta Pernambuco”, do Maracatu Nação Pernambuco, acompanhando Antônio Carlos Nóbrega; e no CD e DVD “Music From Pernambuco”, distribuído na Europa e EUA. Também se apresentou na Abertura do Carnaval do Recife 2007, com Naná Vasconcelos e Maria Betânia, no Pelourinho Cultural em Salvador e no 3º Salão Nacional do Turismo de São Paulo.

E hoje é atração neste Som na Rural!




CENTRO DE CULTURA LUIZ FREIRE / TV VIVA (PROD. CLARICE HOFFMANN) - PRODUTOR EDUARDO HOMEM E NILTON PEREIRA - DIRETOR

Ultimas

O que vem por aí