Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Whisky

Monotonia do cotidiano é quebrada por uma visita inesperada

Soy Loco por ti Cinema

No AR em 27/10/2012 - 02:30

Proprietário de uma modesta fábricaWhisky de meia em Montevidéu, Jacobo Koller vive sozinho desde a morte de sua mãe. Aos 60 anos, sua única alegria é a fábrica na qual trabalha a supervisora Marta, seu braço direito no trabalho.

O relacionamento entre eles nunca excedeu o profissional e é marcado pelo silêncio e pela rotina, até que, depois de anos de ausência, Herman, o irmão de Jacobo que vive no Brasil, avisa que está indo ao Uruguai.

A visita surpresa desperta em Jacobo a eterna competição que existe entre os irmãos. Para passar uma boa imagem ao irmão, ele faz uma proposta inusitada a Marta: que ela seja sua esposa durante a estadia de Herman. Ao aceitar a proposta, Marta passa a morar com Jacobo e ambos tentam iludir Herman com esta relação de aparência durante sua permanência no país.

Contada através de breves momentos e detalhes corriqueiros, a história envolve três personalidades aparentemente inofensivas. Cada qual com suas manias, vivem tipos diferentes de solidão.

Na simplicidade do cotidiano, mas repleto de sutilezas, Whisky emociona ao mostrar como os costumes do dia a dia e a melancolia do relacionamento podem prejudicar a comunicação e tornar o convívio uma rotina extremamente monótona. O longa uruguaio utiliza a mecanização das ações para estimular a reflexão a respeito dos personagens e também sobre os hábitos de quem assiste o filme.

O título da produção não remente à bebida propriamente dita, mas faz alusão à expressão “whisky” que é curiosamente utilizada pelos uruguaios na hora de tirar fotos. A situação implica, automaticamente, um sorriso em contraste à tristeza dos personagens e do casamento simulado.

Último filme do cineasta Juan Pablo Rebella, morto em 2006, Whisky ganhou reconhecimento internacional e é considerado um dos melhores filmes do cinema uruguaio. O longa foi premiado nos festivais de Cannes, Guadalajara, Gramado, Havana, Lima e Tóquio entre outros. Inédito. 94 min.




Título original: Whisky. País de origem: Uruguai. Ano de estreia: 2004. Gênero: drama. Direção: Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll, com Andrés Pazos, Mirella Pascual, Jorge Bolani, Daniel Hendler, Ana Katz.

Classificação etária: 18 anos

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Criado em 17/10/2012 - 15:34 e atualizado em 23/10/2012 - 20:43

Ultimas

O que vem por aí