Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Arquitetura sustentável

Episódio mostra o uso de pneus na construção de pisos e de tubos de

Sustentáculos

No AR em 21/02/2011 - 03:00

Sustentáculos

Você sabia que, ao escolher a matéria-prima e o tipo de construção da sua casa, você pode estar praticando a sustentabilidade? O programa Sustentáculos desta segunda (21), às 20h30, irá falar sobre arquitetura sustentável.

Neste episódio, é possível conhecer vários conceitos modernos de arquitetura sustentável. Desde o piso emborrachado feito de pneus reciclados, ao teto verde onde se utiliza composto de lixo e tubos de pasta de dente, que são usados como suporte para as paredes. Existe prática mais sustentável do que isso?

O apresentador Caio Braz visita uma escola-modelo em Vitória (ES), que se baseou nos conceitos da arquitetura verde: o Núcleo Educacional Piaget (NEP). O colégio possui um sistema de reaproveitamento de luz e de água e a ventilação é completamente natural. Durante sua construção fez-se o uso de materiais pouco impactantes ao meio ambiente, com coleta seletiva de lixo antes e após as obras.

Em São Paulo, Marina Thomé mostra como é possível habitar em um lugar mais ecológico e econômico. Acompanhada do arquiteto Xico Lima, ela mostra como, do piso ao teto, é possível ser mais sustentável, usando os princípios da permacultura.

O Sustentáculos traz um projeto bem curioso que acontece nos Estados Unidos, o EarthShip (Nave Terra). É uma casa construída a partir de materiais jogados no lixo, tais como: latas de alumínio, pneus e garrafas plásticas. O uso desses resíduos isola termicamente a casa e faz a temperatura ficar sempre agradável.

Visitando uma loja de materiais de construção, Marina aprende como é possível trazer para dentro de casa a prática da arquitetura sustentável. E que essa escolha é uma questão de atitude e consciência do consumidor.

Reapresentação: sábado, 18h30




Criado em 21/02/2011 - 13:14 e atualizado em 21/02/2011 - 13:14

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí