Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

De onde vem a água que você bebe?

Programa vai contar histórias dos produtores de água

Sustentáculos

No AR em 14/02/2011 - 03:00

 

Sustentáculo: água

O Sustentáculos desta segunda (14) irá falar sobre um dos temas mais importantes do ideário ecológico: água. Você sabe de onde vem a água que se bebe? Para esclarecer essa questão, o programa irá contar as histórias dos produtores de água de Extrema, no norte de Minas Gerais, e da Represa do Guarapiranga, na capital paulista.


Nesse episódio do Sustentáculos, Marina Thomé foi até à maior cidade do país conhecer a sua principal represa. Responsável pelo abastecimento de 20% da água da região - ou o equivalente a 3,8 milhões de pessoas - a Guarapiranga sofre com a poluição. O crescimento demográfico sem controle acaba gerando impactos para as águas da represa, que constantemente recebem o esgoto das casas que ocupam suas margens.

Na represa, a luta incessante para manter a qualidade das águas. Os dejetos chegam pelas galerias subterrâneas. Mas a água limpa também percorre os caminhos e é possível até nadar em alguns pontos menos afetados pela poluição.

Tarefa menos árdua teve Felipe Aragonez, que viajou até Extrema para conhecer os produtores (conservadores) de água. Trata-se de um sistema de pagamento por serviços ambientais, pelo qual os agricultores da região recebem uma quantia em dinheiro para protegerem os rios e as matas de suas propriedades.

A região de Extrema faz parte do Sistema Cantareira de abastecimento, responsável por 50% de toda a água consumida pela região metropolitana de São Paulo. Pode parecer estranho que a população paulista precise ir até ao extremo mineiro para beber um copo de água, mas a tendência é que a distância aumente cada vez mais.

Horário: segunda, 20h30
Reapresentação: sábado, 18h30






Criado em 14/02/2011 - 13:14 e atualizado em 21/03/2013 - 15:22

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí