Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Economia Criativa

Saiba como conciliar a geração de emprego e renda com a preservação do

Sustentáculos

No AR em 28/02/2011 - 03:00

Economia Criativa é o tema do próximo episódio de Sustentáculos, que vai ao ar na próxima segunda (28), 20h30às . O programa mostra como a criatividade, a imaginação e a inovação podem ser os ingredientes principais para o sucesso das pessoas e para a preservação do meio ambiente.

O brasileiro é um povo muito criativo. Sabe se virar com poucos, usando a imaginação. Mas o país pode aproveitar melhor suas vantagens competitivas naturais, utilizando a economia criativa, transformando a diversidade cultural e a abundância de criatividade de seus artistas e designers em capacitação, geração de empregos, renda e divisas.

Prova disso é o seu Piva, um morador da região de Alta Floresta, em Mato Grosso. Ele e sua esposa usam o cipó de patauá, oriunda de palmeiras típicas do local, para produzir artesanato sustentável. A história, apresentada por Felipe Aragonez, mostra toda a rotina dos artesãos, apresentando o processo que vai desde a colheita do cipó até à criação dos produtos.

Para provar que criatividade não existe só na terra, o apresentador Caio Braz foi até à cidade de Trairi, no litoral do Ceará, para entender como algas marinhas podem virar matéria-prima. Habitada por uma forte comunidade pesqueira, a praia das Flecheiras sofria com os impactos desse tipo de atividade econômica. Procurando solucionar esse problema, os moradores formaram uma associação com o objetivo de valorizar as algas, principal produto dos mares locais. Vendida para diversos setores empresariais, ela é usada para a fabricação de produtos de limpeza, higiene pessoal, cosméticos, remédios e alimentos.

Com fibra de patauá ou com algas marinhas, o povo brasileiro mostra que, com um pouco de criatividade e vontade de mudar, é possível conciliar economia e ecologia. E que fazer negócios não se restringe só a produtos, serviços e tecnologias tradicionais.




Criado em 28/02/2011 - 13:14 e atualizado em 28/02/2011 - 13:14

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí