Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ecoturismo

Segmento de atividade turística incentiva a conservação de patrimônios

Sustentáculos

No AR em 14/03/2011 - 23:30

Nesta segunda-feira (14), o programa Sustentáculos vai falar sobre um segmento de atividade turística que incentiva a conservação de patrimônios natural e cultural, além de buscar a formação de uma consciência ambientalista: o Ecoturismo.

Geralmente, no turismo convencional, as pessoas apenas contemplam sem participar ativamente do processo de descobertas dos costumes e das histórias locais. No ecoturismo, a convivência é mais forte e o turismo contribui para a preservação dos ecossistemas e para o desenvolvimento sustentável das populações locais, melhorando a sua qualidade de vida.

Nesse episódio, o apresentador Felipe Aragonez viajou até Alta Floresta, em Mato Grosso, para conhecer a história do Cristalino Jungle Lodge, localizado no meio de uma enorme Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN), no sul da Amazônia Brasileira. O Cristalino Jungle Lodge foi criado por Vitória Da Riva Carvalho, da Fundação Ecológica Cristalino (FEC), uma ONG ambientalista, que tem por objetivo mostrar à sociedade que a floresta em pé tem valor muito maior do que devastada.

Por ser uma das regiões mais lindas do planeta, com diferentes tipos de vegetação, o Cristalino é formado por um mosaico de biomas, onde recebe gente do mundo todo e coloca o Brasil numa posição privilegiada. O turismo praticado no local é o turismo politicamento correto, que traz renda para a cidade sem destruir o meio ambiente, e abre oportunidade de emprego para as pessoas locais.

No nordeste brasileiro, Caio Braz visitou Fortim, no Ceará, para descobrir um tipo de ecoturismo dentro de um assentamento. Ajudado pela Rede Tucum, especializada em turismo comunitário, o Assentamento Coqueirinho desapropriou uma fazenda de cavalos que destruía a região e montou um roteiro de turismo rural responsável. O assentamento construiu uma pousada que serve pratos típicos da culinária local, abastecido com suas próprias hortas orgânicas. E elaborou uma trilha ecológica, que se transformou em diferencial para os visitantes.

Com 58 famílias morando no assentamento, o ecoturismo foi uma solução encontrada para evitar que o local fosse comprado por uma grande rede de hotéis




Criado em 14/03/2011 - 13:14 e atualizado em 14/03/2011 - 13:14

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí

50 anos depois, a lua ainda fascina

Caminhos da Reportagem | terça, 22h30

O grande salto: 50 anos do homem na lua