Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Empreendedorismo Sustentável

Os melhores caminhos e perspectivas do ramo

Sustentáculos

No AR em 28/03/2011 - 23:30

Empreendedorismo Sustentável é o tema do próximo episódio de Sustentáculos que vai ao ar nesta segunda (28), às 20h30. O programa mostra duas histórias com perspectivas diferentes de empreender.

Na primeira, o apresentador Felipe Aragonez vai à região de Alta Floresta, no Mato Grosso, conhecer a Ouro Verde, uma empresa que trabalha com a exploração sustentável da castanha do Brasil, um dos mais autênticos produtos brasileiros.

Percebendo que a castanha oferece um potencial enorme para o desenvolvimento de novos produtos, o empresário Luiz Laranja criou a empresa para mostrar que é possível desenvolver um negócio que se sustente mantendo a Floresta Amazônica em pé. Um dos grandes diferenciais da Ouro Verde, que pratica um comércio justo, é a sua relação com os fornecedores locais, uma vez que ela paga pelo menos 30% a mais do que o mercado.

Já em Vitória, no Espírito Santo, Caio Braz visita o Banco do Bem. Inaugurado em 2005, é um banco comunitário de microcrédito, cujo objetivo principal é promover desenvolvimento econômico da região.

Tudo começou quando as meninas da Bem Arte Moda, confecção de roupa, precisavam de um empréstimo para começar um negócio. Um dos integrantes da igreja local emprestou os primeiros R$300,00, permitindo que elas produzissem e vendessem algumas peças, gerando uma boa receita. Assim, pagaram o empréstimo feito na igreja e ainda emprestaram uma quantia para os meninos da marcenaria, que também precisavam de crédito. Empréstimo vai, empréstimo vem, surgiu o Banco do Bem. Com o apoio da própria comunidade, o banco já beneficia uma região que abrange 30 mil habitantes.

E assim, com uma ideia na cabeça, tanto o Banco do Bem quanto a Ouro Verde conseguiram colocar em prática uma forma sustentável de empreendedorismo.




Criado em 28/03/2011 - 13:14 e atualizado em 28/03/2011 - 13:14

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí