Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A tradição da ordenha manual

Veja também como se faz o queijo de manteiga

Tela Rural

No AR em 02/02/2015 - 09:00

A ordenha manual permite maior contato do vaqueiro com o animalNesta edição, o Tela Rural faz uma viagem ao Seridó, uma região do Nordeste brasileiro que envolve dois estados: o Rio Grande do Norte e a Paraíba. A região, que conta com vinte e cinco cidades potiguares, é um ambiente rico em cultura e vários outros aspectos. E o Tela vai conhecer a maior delas: Caicó. Conhecida como capital do Seridó,distante 256 km de Natal.

E na primeira reportagem, o programa traz uma tradição das fazendas da cidade, a ordenha manual. Apesar da tecnologia cada vez mais acessível ao campo, muitas fazendas mantêm a tradicional ordenha manual, que permite um maior contato com os vaqueiros e os animais, importante para a observação de problemas de saúde, por exemplo.

Partindo da coleta do leite, o Tela segue e mostra uma das mais famosas queijeiras do Seridó e aprende como é feito o delicioso queijo de manteiga. Em outra reportagem, o programa traz uma técnica diferente para domesticar os bois. O amansador de touros é uma profissão que existe há muito tempo, mas a novidade passa pelo adestramento feito sem uso de violência.

Ainda em Caicó, o programa conhece as tradições familiares que resistem ao tempo. No mês de julho as famílias se reúnem para participar da Festa de Santana. Um evento religioso que modifica o cotidiano das famílias sertanejas, com celebrações em homenagem à padroeira da cidade.

 




Ficha Técnica:

Direção Geral: Djalma Costa
Produção: Ariston Bruno
Edição: Max Oliveira, Isabelle Ferret, Bruna Carvalho e Rebecca Pelágio.
Apresentação e roteiro: Divino Rufino
Pauta: Ariston Bruno Silva, Djalma Costa, Geraldo Jerônimo Jr e Liz Nobrega.
Reportagens: Geraldo Jerônimo, Heloisa Caravina e Liz Nobrega.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/08/2014 - 13:59 e atualizado em 26/01/2015 - 14:46

Últimas

O que vem por aí