Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tribos visita a tribo Babongo, no Gabão

Pesquisador Bruce Parry enfrenta um de seus testes mais difíceis ao

Tribos

No AR em 03/07/2016 - 06:00

Babongo

A série Tribos faz uma viagem ao Gabão, na África. Ali, o explorador e pesquisador Bruce Parry enfrenta um de seus testes mais difíceis ao ser iniciado em Bwiti, uma religião da floresta tropical praticada pelo povo Babongo. O clima é realmente de preocupação, uma vez que, em algumas ocasiões, o ritual - que envolve o consumo de uma overdose do poderoso alucinógerno, o iboga - chegou a ser fatal.

O programa acompanha a preparação de Bruce para a cerimônia. Ele vai caçar, coletar mel na floresta e passa um tempo conhecendo os novos amigos. São eles que decidem a hora certa de fazer o seu ritual de renascimento. A droga, Bruce acredita, age em áreas do cérebro em que ficam a culpa e o remorso, permitindo às pessoas que elas se vejam como realmente são, com todos os defeitos.

A iniciação de Bruce Parry começa quando ele come a raiz da árvore. Isso provoca várias horas de vômitos que, por sua vez, buscam purificar a alma. Sua língua é perfurada com uma agulha para estimular a fala, enquanto seu "padre" Bwitilhe dá lascas da raiz para ele comer, cantando gentilmente.

As recordações de Bruce das visões que se seguiram incluem lembranças vívidas da infância, duras lembranças de pessoas que ele magoou, mesmo inadvertidamente, ao longo da vida. Além disso, ele tem a percepção da terra como um vasto organismo vivo em que tudo está conectado. Na fase final da jornada, ele vê a tribo dançando com fogo e o encorajando a ver o sentido das formas que surgem nas chamas.

Após rever suas visões, Bruce está determinado a revisitar algumas pessoas cujos pontos de vista ele viu mais claramente quando estava sob a influência da droga. Ele quer se desculpar por qualquer mágoa que tenha causado. Sobre sua experiência emocional com a tribo, o explorador afirma: "Eles me deram uma coisa tão especial, que levarei um pedaço desta aldeia [comigo] aonde quer que eu vá, pelo resto de minha vida".

Este é mais episódio da série Tribos que a TV Brasil vem exibindo há três semanas.

No documentário, Bruce Parry passa por provações durante as visitas que faz a algumas das mais remotas, intocadas e extraordinárias tribos do mundo. Nos episódios anteriores, ele conheceu o povo Adi, no Himalaia; os Suris, na Etiópia, e os Kombais, na selva de Papua Ocidental, conhecidos por suspeita de canibalismo. Bruce Parry é um ingles de 41 anos, com formação nos Fuzileiros Reais, onde trabalhou como comandante de tropas.

Como expedicionário, ele organizou e liderou mais de 15 grandes expedições a extremos do mundo. Na BBC, de Londres, apresentou outras séries premiadas e elogiadas pela crítica e pelo público. Vale lembrar que Tribos, em exibição na TV Brasil. é exibida em mais de 30 países.

 




Criado em 03/08/2010 - 19:58 e atualizado em 27/06/2016 - 16:28

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas


Tribos

Penan


Tribos

Layap


Tribos

Nenets


Tribos

Matis


Tribos

Dassanech


Tribos

Hamar


Tribos

Nyangatom


Tribos

Darhad


Tribos

Babongo


Tribos

Kombai


Tribos

Suri

O que vem por aí