Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Trilha de Letras recebe a escritora Helena Lima

Autora conversa sobre contação de histórias

Para a editora e escritora Helena Lima, "as histórias são verdadeiros mísseis que atingem o que a gente tem de mais profundo, elas tocam a sensibilidade." Esta reflexão inaugura a conversa dela com a apresentadora Katy Navarro no programa Trilha de Letras que vai ao ar pela TV Brasil às 22h30 de terça (21)

O programa debate a importância da contação de histórias para as crianças e o modo como essa tradição influi no desenvolvimento do gosto pela leitura e na própria visão de mundo dos pequenos.

A escritora comenta alguns de seus trabalhos e livros de outros autores infantis. Destaca, ainda, que um livro infantil nunca tem apenas as crianças como público.

"Os pais se emocionam muito ouvindo as histórias. Às vezes, mais até do que as crianças", revela Helena. "Porque, ao ouvir uma história, eles acessam algo muito profundo deles, de uma infância que está adormecida. Mas é uma experiência de afeto. Porque, se naquele momento eles são os contadores, um dia também foram os 'escutadores'."

A equipe do programa foi à casa de outra escritora de literatura infantil, Ana Cláudia Ramos, que relata sua experiência pessoal quanto ao ato de ler junto aos filhos pequenos.

"Se você quer ter um filho leitor ou uma criança leitora, você tem que mostrar isso para a criança. Então, desde que eles eram muito bebês, eu comecei a ler. E à medida que você vai lendo, você vai abrindo um repertório de possibilidades de aquela criança entender o mundo."

No quadro Dica Literária, a produtora Maíra de Assis lê um trecho do livro Apsop, de Bia Bedran (Ed. Nova Fronteira. 2018).

Com mais 20 anos de carreira como professora do ensino fundamental, Helena Lima também é fundadora e editora da Lago de Histórias. Sua trajetória como escritora profissional começou com com "Bia Sem Pressa" (ilustrações de Thais Linhares e apresentação de Márcio Vassallo), "Os Medos da Bel" (ilustrações de Taline Schubach e apresentação de Angela Leite de Souza), "Mais Felizes do que Sempre" (ilustrações de Anabella Lopez) e "Soldado" (ilustrações de Thiago Baltar e quarta capa de Roseana Murray).

Serviço:
Trilha de Letras - escritora Helena Lima
Inédito
Terça-feira, 21 de maio, às 22h30, na TV Brasil.

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 20/05/2019 - 16:00 e atualizado em 20/05/2019 - 16:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí