Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Chico Otávio conta a origem de seu livro reportagem

Jornalista revela a importância de ganhar a confiança das fontes

O escritor e jornalista Chico Otávio fala sobre sua aproximação com o ex-coronel Paulo Malhães, principal fonte de seu livro “Os porões da contravenção — Jogo do bicho e ditadura militar: a história da aliança que profissionalizou o crime organizado", escrito em conjunto com o também jornalista Aloy Jupiara. 

O livro nasceu de uma série de reportagens publicadas no jornal O Globo em 2013. Mas o material reunido era volumoso demais para as páginas de um jornal impresso.

Chico Otávio conta sobre a origem de seu livro no Trilha de Letras
Chico Otávio conta sobre a origem de seu livro no Trilha de Letras - Reprodução/TV Brasil

Entre outros desafios, Chico Otávio narra o exercício para conquistar a confiança de um sujeito que atuou como um dos protagonistas da tortura ao longo da ditadura militar brasileira e que depois esteve diretamente ligado ao jogo do bicho no Rio de Janeiro. 

O programa vai ao ar no dia 5 de outubro às 21h30 e também conta com depoimentos dos jornalistas escritores Fernando Molica, Elvira Lobato e apresenta o trabalho de André Balbo, editor da revista Lavoura, que publica novos autores e discute a cena literária contemporânea.

Você pode conferir o programa na íntegra nesta página.

Ultimas

O que vem por aí