Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dica de leitura do escritor e cineasta Cacá Diegues

Imortal da ABL dá dicas aos interessados em cinema e literatura

Cinema e literatura norteiam a consagrada carreira de Cacá Diegues. Recém-eleito imortal pela Academia Brasileira de Letras (ABL), o diretor, escritor e roteirista listou algumas de suas referências literárias e sugestões de leitura nos bastidores de sua participação no Trilha de Letras, da TV Brasil.

Em relação a leituras sobre a sétima arte, Cacá, um dos fundadores do Cinema Novo, recomenda as obras do escritor, historiador e crítico de cinema Paulo Emílio Sales Gomes. "Tem uma série de livros dele, e qualquer um deles é importante. São livros que explicam o que é o cinema brasileiro, a imagem que o cinema brasileiro pode ter e o que significa a importância que o cinema brasileiro pode ter", justifica.

As indicações do cineasta não param por ai. Para além da leitura sobre cinema, o imortal destaca a importância de ler os clássicos da literatura, sobretudo os nacionais. "Um filme não nasce de si mesmo, do nada. Nasce de uma porção de influências, inclusive a mais importante acho que é a literária", argumenta.

Para que essas influências cheguem de maneira sólida na composição de um roteiro cinematográfico, por exemplo, Cacá aposta na leitura dos melhores autores, os quais, para ele, são Dostoiévski, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Machado de Assis, entre outros. "Todos esses autores valem a pena ler porque, de certo modo, fertiliza sua cabeça", explica.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/09/2018 - 11:20 Por Davi de Castro/TV Brasil

Últimas

O que vem por aí