Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A trilha de letras de Raphael Montes

Conheça um pouco da trajetória do apresentador do Trilha de Letras

O jovem escritor e roteirista Raphael Montes, 26, está prestes a encarar um novo desafio: comandar um programa de tevê sobre literatura - o Trilha de Letras, que estreia no dia 27 de abril aqui na TV Brasil. Autor de quatro obras de sucesso, tanto de público quanto de crítica, Raphael acredita que a grande missão do escritor brasileiro é conquistar leitores. "A literatura é tão acessível e divertida quanto são as séries de televisão e os filmes do cinema", destaca.

Com uma carreira promissora, de premiações e tradução para diversos países a adaptações para o cinema, ninguém imaginaria que Raphael um dia pudesse não gostar de ler. O escritor revela que a paixão por livros só começou aos 12 anos, quando descobriu Sherlock Holmes, personagem ícone da literatura policial, gênero ao qual se dedica. "Fui criado numa casa sem livros e as leituras que a escola trazia não me comoviam tanto", relata Raphael, que também confessa que durante boa parte da adolescência só lia romance policial.

 
Leia também:
 

"Hoje em dia eu leio de tudo, até, na verdade, mais livros sem ser do gênero policial", conta o apresentador, cujas maiores inspirações são a britânica Agatha Christie e a estadunidense Patricia Highsmith. É justamente na narrativa dessas romancistas que o escritor encontra e sublinha o que considera essencial para uma boa estória policialesca: tramas bem armadas, com ganchos e surpresas, e personagens complexos e profundos. 

Para Raphael, é preciso aproveitar o interesse do grande público pelas tramas policiais para incluir, nelas, a discussão de temas mais densos, complexos, mas sem rebuscamento, de forma a provocar reflexão. "Me parece que um bom futuro para a literatura policial é esse", analisa o autor, que, a respeito da produção do gênero no Brasil, observa que há uma falta de continuidade. 

"A variedade é a marca da literatura policial brasileira. E uma variedade que enfraquece o gênero. Se houvesse uma união maior, mais autores dedicados, como vejo hoje em dia surgir, acho que ela ganharia força tanto no Brasil quanto lá fora", avalia o escritor, que também pontua que o importante é que essas obras busquem retratar nossa sociedade.

Literatura policial é o tema do episódio de estreia do Trilha de Letras. Não perca!

 

 

 

 

 

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 25/04/2017 - 09:50 e atualizado em 27/04/2017 - 11:35 Por Davi de Castro

Últimas

O que vem por aí