Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil celebra os 70 anos de Jorge Aragão

Emissora traz Aragão em programas da TVE/RJ nos anos 1990 e 2000

Para comemorar os 70 anos do cantor e compositor Jorge Aragão, o Recordar é TV deste sábado (8), às 19h30, na TV Brasil, resgata do acervo preservado pela emissora os programas "Raiz e Flor" (1990) e "A vida é um show" (2003), transmitidos originalmente pela TV Educativa do Rio de Janeiro.

Nessas produções históricas, o músico é entrevistado com maestria por ninguém menos que o showman Luiz Carlos Miele. Na pauta, o sambista aborda seus maiores sucessos e a criação do Fundo de Quintal. Durante o papo, entre uma história e outra, Jorge Aragão canta hits que marcaram época como "Malandro", "Coisa de Pele", "Raiz e Flor" e "Vou Festejar".

O Recordar é TV traça um panorama sobre a vida e a obra do bamba que fala da infância no subúrbio do Rio de Janeiro, nos bairros de Cascadura e Padre Miguel. Jorge Aragão lembra do início da carreira no universo da música, conta como conheceu o bloco Cacique de Ramos e destaca o surgimento do icônico grupo Fundo de Quintal.

O artista ratifica a importância da madrinha do samba, Beth Carvalho, referência para a geração de músicos que surgiu nos anos 1980. A conversa de Miele com Jorge Aragão também aborda aspectos do gênero que conquistou o país.

Com sua voz característica, o cantor soltou o verbo e conseguiu traduzir em palavras os sentimentos mais profundos. Jorge Aragão foi pioneiro entre a geração de sambistas lançados durante a década de 1980, direto do bloco Cacique de Ramos, celeiro de bambas como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Almir Guineto, Sombrinha e a turma do grupo Fundo de Quintal.

Além de presentear o público com performances primorosas de suas grandes composições, Jorge Aragão recorda a origem de músicas do seu vasto repertório. Entre as curiosidades que o Recordar é TV apresenta estão o encanto de Elza Soares por "Malandro" e a história sobre como a música "Coisinha do Pai" foi parar em Marte.

Autor de clássicos do samba como "Moleque Atrevido", "Mutirão de Amor", "Papel de Pão", "Eu e Você sempre", "Identidade", "Lucidez", "Já é", "Falsa Consideração" e "Abuso de Poder", Jorge Aragão completou 70 anos no dia 1º de março e seu álbum mais recente é o box "Samba Book" (2016).

Sobre a produção e as novas edições

O programa Recordar é TV leva ao telespectador conteúdos que representam momentos importantes da memória da televisão brasileira a partir de material conservado no acervo da emissora pública com os registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro.

Shows, programas de auditório, grandes entrevistas, matérias jornalísticas marcantes, musicais e peças de teledramaturgia serão revisitados em nova roupagem pela atração da TV Brasil.

O objetivo é tornar esses vídeos de acervo atraentes ao grande público e alvo da curiosidade daqueles que se interessam pela história das mídias como um dos expoentes da cultura nacional.

Para as próximas semanas estão previstas edições sobre personalidades como a atriz Zezé Motta e os músicos Naná Vasconcelos, Alceu Valença e Geraldo Azevedo.

Serviço:
Recordar é TV – sábado, dia 8/6, às 19h30, na TV Brasil.
Recordar é TV – domingo, dia 9/6, para segunda-feira, 10/6, à meia-noite, na TV Brasil.
Recordar é TV – quarta, dia 12/6, para quinta-feira, 13/6, às 2h, na TV Brasil.

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 06/06/2019 - 12:15 e atualizado em 06/06/2019 - 12:15

Últimas

O que vem por aí