Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil estreia animação Um Conto em Cada Ponto

Produção do Ceará apresenta histórias de lendas brasileiras

A série infantil "Um Conto em Cada Ponto" é uma das novidades da TV Brasil. A animação inédita no canal estreia nesta segunda (10), com janela às 7h30 e às 10h45, de segunda a sexta-feira, na faixa dedicada à garotada, a TV Brasil Animada. A produção cearense também será exibida aos domingos, às 15h.

Voltado para crianças de 4 a 6 anos, o desenho tem 13 episódios de 5 minutos e aborda de maneira lúdica diversas lendas do folclore nacional pouco difundidas no país. "Um Conto em Cada Ponto" combina diversas técnicas de animação como 2D, recorte e stop-motion.

A trama revela fábulas típicas de diversas regiões do país que ganham vida quando o professor Martin e seu cachorrinho Saci recebem um desenho de uma criança e colam em um livro mágico. As histórias são narradas de forma cativante pela personagem Alice.

Enredo é costurado por diferentes técnicas de animação

Em cada episódio, a série apresenta uma divisão com dois minutos para a introdução, quando o professor recebe o desenho, e três minutos para ilustrar a origem da lenda. A primeira parte emprega técnicas tradicionais de animação digital em 2D.

Já o trecho de desenho que acompanha a saga dos personagens da tradição popular é desenvolvido por diretores convidados que utilizam diferentes técnicas para contá-las no enredo de "Um Conto em Cada Ponto".

Os profissionais utilizam recursos distintos como massa de modelar, lápis de cor, recorte, desenho animado, pintura digital e até objetos reais. A série mescla os estilos que foram harmonizadas na telinha.

"Um Conto em Cada Ponto" valoriza o folclore de vários estados brasileiros como o Quixadá ao Rio Grande do Sul, a Princesa Encantada e o Cordão de Ouro, o João de Barro, a Cidade Encantada de Jericoacoara e o Rio dos Pássaros Pintados.

Valorização do conteúdo independente nacional

Realizada pela Corte Seco Filmes com a Tusche Produções, ambas do Ceará, a série é um dos conteúdos audiovisuais independentes que foram selecionadas pelo programa Brasil de Todas as Telas, linha do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav/TVs Públicas).

O desenho "Um Conto em Cada Ponto" foi criado por Mariana Medina com o diretor Telmo Carvalho e a produtora Patrícia Baia com equipes praticamente apenas do Ceará. Essa obra é fruto de uma linha de financiamento específica para produtoras independentes do Nordeste.

De acordo com o Informe de Acompanhamento do Mercado de TV Aberta, estudo divulgado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) em 2017, a TV Brasil é o canal que mais exibe conteúdo independente nacional. Só no ano anterior, a emissora pública levou ao ar mais de 1.162 horas de programação destinadas ao segmento.

Além de ser uma grande apoiadora da produção de conteúdo infantil no mercado independente do país, a TV Brasil estimula novos realizadores e reforça valores como a não violência e a tolerância às diferenças. Referência na TV aberta, o canal é uma das principais janelas para desenhos e animações nacionais.

Estímulo às produções infantis com acessibilidade

Com cerca de 60 horas semanais de conteúdo audiovisual para crianças e jovens, a TV Brasil apresenta quase 11 horas diárias de desenhos e séries de segunda a sexta-feira. Em abril, quando a emissora estreou nova programação, a faixa dedicada ao público infantil, a TV Brasil Animada, foi reforçada.

A partir das 7h30, o canal exibe uma sessão especial que até 9h30 reúne produções para a garotada com todos os recursos de acessibilidade, como audiodescrição, legenda oculta, interpretação em LIBRAS e dublagem.

Em seguida, a partir das 10h, a TV Brasil Animada leva ao ar sete horas consecutivas de conteúdo infantil e juvenil educativo até às 17h, praticamente sem interrupções. À tardinha, crianças e jovens ainda podem curtir atrações entre 18h30 e 20h15

A faixa também tem espaço maior aos fins de semana, nos sábados e domingos de 10h às 12h30. Aos domingos, ainda tem janela entre 15h e 16h. Essa programação para crianças e jovens é organizada por faixa etária e destaca-se pela ausência de publicidade que incentive o consumismo.

Muitas animações de sucesso no país e no exterior estão em cartaz na grade da emissora pública como O Show da Luna!, O Diário de Mika, Carrapatos e Catapultas, Zica e os Camaleões e Osmar – a primeira fatia do pão de forma. Destaque, ainda, para as séries Gaby Estrella e Detetives do Prédio Azul, além dos programas Sésamo e Cozinhadinho.

Serviço:
TV Brasil Animada - segunda a sexta, das 7h30 às 9h30, das 10h às 17h, das 18h30 às 20h15; sábados e domingos, das 10h às 12h30; domingos, das 15h às 16h.

Estreia
- "Um Conto em Cada Ponto" - segunda a sexta, às 7h30 e às 10h45; domingos, às 15h.

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 07/06/2019 - 17:00 e atualizado em 07/06/2019 - 17:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí