Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil estreia documentário dos EUA Fronteira da Grandeza

Longa do diretor Dodge Billingsley traça panorama sobre fronteiras

Inédito na televisão aberta, o documentário "Fronteira da Grandeza" (2017), dirigido pelo experiente cineasta Dodge Billingsley, revela os desafios do Brasil para proteger suas fronteiras contra o fluxo das atividades ilegais e contrabando de drogas. A produção norte-americana estreia na TV Brasil nesta quinta, 27 de junho, às 22h30, na sessão DOC Especial.

O longa-metragem ganha janela na emissora pública brasileira na sequência do Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, efeméride anual registrada pelas Organização das Nações Unidas (ONU) em 26 de junho.

O documentário original aborda a expansão histórica do território nacional do maior país da América do Sul. Do Iguaçu até as margens da Amazônia e através dos centros de poder em Brasília e São Paulo, "Fronteira da Grandeza" revela essa vasta nação através de imagens e das vozes dos cidadãos.

A equipe da produção percorreu milhares de quilômetros do território brasileiro ao visitar municípios que ficam nos extremos do país, próximos às regiões de fronteiras, como Sant'Ana do Livramento, no estado do Rio Grande do Sul, e São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Com mais de 10 mil quilômetros de extensão, o país tem a terceira maior fronteira terrestre do mundo.

Perspectivas para um futuro próspero

Em 72 minutos, o filme cobre a fronteira de norte a sul do Brasil ao apresentar reportagens e entrevistas com indígenas, militares, diplomatas, povo fronteiriço e pesquisadores. Os depoimentos destacam por que a população acredita em um futuro melhor apesar dos muitos desafios - incluindo aqueles que se referem às próprias fronteiras.

A obra audiovisual indica que o acesso relativamente fácil às fronteiras brasileiras levou a um fluxo constante de tráfico internacional ilícito de itens como cigarros, animais exóticos, gasolina, metais preciosos e madeira. A violência nas favelas, já em proporções históricas, é alimentada por drogas e armas, muitas das quais entram no Brasil sem muitas dificuldades.

De acordo com os registros do longa, apesar dos esforços oficiais para conter o fluxo de atividades ilegais e contrabando, o Brasil enfrenta uma tarefa pouco invejável. O contexto se agrava ainda mais pela localização próxima a três das principais nações produtoras de drogas do mundo e em virtude dos problemas de corrupção que assolam o país.

"Fronteira da Grandeza" analisa esses dilemas com implicações para o futuro do próprio Brasil, visto pelos olhos daqueles que estão na linha de frente dessa luta pela prosperidade. O tema também tem abordagem sob a perspectiva do diretor Dodge Billingsley, um observador experiente de guerras e locais de alto risco, passando longo tempo documentando regiões geopoliticamente importantes, como é o caso do Brasil.

O documentário faz parte de uma série chamada "Beyond the Border", produzida pela Combat Films and Research, em cooperação com o Centro David M. Kennedy de Estudos Internacionais da Universidade Brigham Young. A série atualmente compreende dez filmes originais que tratam de questões interdisciplinares e internacionais, incluindo a reunificação coreana e culturas nacionais, cadeias globais de suprimentos e a indústria automobilística.

Ficha Técnica
Direção:
Dodge Billingsley
Gênero: Documentário
Formato: longa-metragem
País: Estados Unidos
Idioma: Português
Ano de produção: 2017
Duração: 72 min.
Classificação indicativa: Livre

Serviço
DOC Especial – "Fronteira da Grandeza" – quinta-feira, dia 27/6, às 22h30, na TV Brasil.

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 25/06/2019 - 10:45 e atualizado em 25/06/2019 - 10:45

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí