Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil estreia três produções infantis independentes

Emissora apresenta obras inéditas de ficção, documentário e animação

As séries "Um Filme de Cinema", "Zora Curiosa" e "Nino, Viagem ao Conhecimento" são as novidades da TV Brasil Animada, faixa de programação da emissora pública dedicada às crianças. As três produções independentes estreiam na TV Brasil nesta segunda (30).

A dramaturgia "Um Filme de Cinema" será exibida ao meio-dia enquanto o interprograma "Zora Curiosa" ganha janela às 12h25 e às 14h10. Já a animação "Nino, Viagem ao Conhecimento" entra no ar às 15h45. Essas produções serão veiculadas de segunda a sexta-feira.

Ainda inéditas no canal, as obras foram selecionadas pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav/TVs Públicas). A TV Brasil é a emissora que mais exibe conteúdo nacional independente em sinal aberto.

Segundo o Informe de Acompanhamento do Mercado de TV Aberta, estudo divulgado em agosto pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), o canal exibiu mais de 1.162 horas de programação destinadas ao segmento em 2016.

Um Filme de Cinema conta história sobre a sétima arte

Obra ficcional de dramaturgia, "Um Filme de Cinema" acompanha Bebel, filha de um diretor de cinema em crise. A menina decide fazer um filme com seus amigos. Essa produção se torna uma grande aventura e leva a turma da Bebel e sua família a um mergulho na história do cinema. Ao mesclar passagens de drama e comédia, a trama constrói uma narrativa que aborda o universo infantil com leveza e criatividade.

Em 13 episódios de 13 minutos, a série da produtora Memória Viva apresenta às crianças a história da sétima arte de forma lúdica. Com direção e roteiro de Thiago Mendonça e produção executiva de Renata Jardim, "Um Filme de Cinema" também ganhou as telonas. Em formato de longa-metragem, a obra percorreu com sucesso mais de uma dezena de festivais internacionais de cinema infantil.

Zora Curiosa explora as brincadeiras da infância

A série documental Zora Curiosa passeia pelo imaginário infantil ao retratar brincadeiras como amarelinha, pular corda, pique-pega, pique-bandeira, passar anel, bater bafo, bolinha de gude e até carrinho de rolimã.

Para mostrar essas atividades, o interprograma conta com crianças de diversas origens que explicam a dinâmica das brincadeiras. Meninos e meninas das áreas urbanas às indígenas, passando pelos quilombolas, descendentes de imigrantes e moradores de áreas periféricas são protagonistas.

A obra utiliza a personagem Zora, uma extraterrestre que vem para a Terra com o objetivo de aprender novas brincadeiras. Nos episódios, ela interage com a garotada para levar esse conhecimento ao seu planeta. Com 27 episódios de 2 minutos, a série da produtora capixaba Ventania foi desenvolvida por Diego de Jesus e Maria Grijó Simonetti.

Animação discute as relações humanas

Uma aventura fantástica de busca e aprendizado. Sob essa perspectiva, a animação "Nino, Viagem ao Conhecimento" traz a história de um robô que tem personalidade de uma criança de 8 anos. Com 13 episódios de 5 minutos, o desenho da mineira Z1 Produção Audiovisual é dirigido por Ronaldo Zenóbio.

O protagonista é criado pelo cientista Cícero em uma casa-laboratório-móvel longe do contato com as mazelas humanas. Por sua condição de máquina-quase-humana, Nino precisa lidar com temas humanos inerentes ao universo infantil. As histórias abordam o convívio com Cícero, sua irmã humana Agatha e outros personagens que surgem durante a série.

Faixa TV Brasil Animada valoriza produções infantis com mais de 7 horas diárias

A TV Brasil ampliou a faixa dedicada à criançada em fevereiro. Além de ser uma grande apoiadora da produção de conteúdo infantil no mercado independente do país, a emissora estimula novos realizadores e reforça valores como a não violência e a tolerância às diferenças.

Referência na televisão aberta, o canal é uma das principais janelas para desenhos e animações nacionais. A sessão TV Brasil Animada leva ao ar mais de sete horas consecutivas de produções para crianças e jovens de segunda a sexta-feira, entre 10h e 17h30, quase sem interrupções. A faixa também tem espaço aos fins de semana, nos sábados e domingos de 10h às 12h30. Aos domingos, ainda tem nova janela de 15h às 18h.

A TV Brasil Animada apresenta mais de 40 horas semanais de conteúdo infantil e juvenil educativo. Essa programação é organizada por faixa etária e destaca-se pela ausência de publicidade que incentive o consumismo.

Muitas animações de sucesso no país e no exterior estão em cartaz na grade da emissora pública como O Diário de Mika, Peixonauta, O Show da Luna!, Zica e os Camaleões, Meu Amigãozão, Osmar – a primeira fatia do pão de forma e Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas.

Serviço:
TV Brasil Animada - segunda a sexta, das 10h às 17h30; sábados e domingos, das 10h às 12h30; domingos, de 15h às 18h.

Estreias
- Um Filme de Cinema - segunda a sexta, às 12h.
- Zora Curiosa - segunda a sexta, às 12h25 e às 14h10.
- Nino, Viagem ao Conhecimento - segunda a sexta, às 15h45.

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6818

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 27/04/2018 - 16:15 e atualizado em 27/04/2018 - 16:15

Últimas

O que vem por aí