Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil exibe show do instrumentista Papete

O espetáculo O Coração do Tambor foi gravado em São Luis (MA)

A TV Brasil exibe neste domingo, dia 30, às 22h, especial do músico maranhense José de Ribamar Viana, conhecido como Papete. Nos anos de 1982, 1984 e 1987, ele foi eleito um dos três melhores percussionistas do mundo quando participou do Festival de Jazz de Montreux, na Suíça. O show Papete - O Coração do Tambor foi gravado no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís (MA), em 2013.

Cantor, compositor e instrumentista, Papete acompanhou os nomes mais importantes da MPB, e nos anos 1990, compôs com  Josias Sobrinho as canções e o libreto da ópera popular "Catirina", marco da cultura maranhense. Papete morreu em maio de 2016, aos 68 anos.

Ao longo de sua carreira, Papete trabalhou com consagrados artistas. Gravou dezoito álbuns e como instrumentista acompanhou Toquinho, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Chico Buarque, Sá & Guarabira, Rita Lee, Almir Sater, Renato Teixeira, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Miucha, Rosinha de Valença, entre outros. 

No início da década de 1970, através do selo Discos Marcus Pereira, Papete trabalhou como pesquisador, produtor e arranjador, abrindo espaço nacional para a música maranhense e seus representantes. Eleito um dos três melhores percussionistas do mundo, Papete nasceu em Bacabal (MA), e participou dos Festivais de Jazz de Montreux, na Suíça; de Berlim, do Japão e da Itália.

Papete desenvolveu projetos culturais com a música maranhense, destacando “Ouro de Mina” - ritmo característico do Maranhão. Seus últimos trabalhos foram o CD “Senhor José” e o livro “Os Senhores Cantadores, Amos e Poetas do Bumba Meu Boi do Maranhão”, a obra mais completa até hoje já feita sobre o folguedo maranhense. 

Serviço: 
Show Papete - O Coração de Tambor - domingo (dia 30), às 22h, na TV Brasil 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/07/2017 - 11:00 e atualizado em 28/07/2017 - 11:00

Últimas

O que vem por aí