Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil segue com programação junina

Faixa especial da emissora pública traz shows e atrações temáticas

O clima de São João continua na TV Brasil neste sábado (29), com shows e produções temáticas sobre os festejos juninos. A faixa "TV Brasil nos Arraiás", apresentada pela jornalista Bia Aparecida direto de Caruaru, começa às 22h e vai até 6h de domingo (30).

Performances de artistas consagrados como Elba Ramalho, Fagner, Geraldo Azevedo, Alceu Valença e Mastruz com Leite reúnem sucessos do cancioneiro nacional. Os espetáculos realizados na Bahia e em Pernambuco também incluem astros da nova geração como Marília Mendonça, Gustavo Mioto e as duplas Zé Neto e Cristiano e Matheus e Kauan.

A faixa "TV Brasil nos Arraiás" valoriza as tradições nordestinas com o ritmo dos forrós. As apresentações com baiões, xaxados, xotes e marchinhas foram registrados em parceria com os canais parceiros TVE Bahia e TV Pernambuco.

As festividades na TV Brasil resgatam, ainda, edições raras de programas da antiga TV Educativa do Rio de Janeiro preservados no acervo da emissora pública com performances marcantes de gênios da música nordestina como os pernambucanos Luiz Gonzaga e Alceu Valença.

Apresentação histórica de Luiz Gonzaga é exibida na série Grandes Musicais

A série Grandes Musicais recupera uma apresentação histórica de Luiz Gonzaga, às 18h30. O show foi gravado em 1983 durante o programa Chão de Estrelas, da antiga TVE/RJ.

Entrevistado pelo compositor Fernando Lobo, o “Rei do Baião” interpreta grandes sucessos e conta com a participação luxuosa da cantora Marlene no palco. A voz inconfundível de Luiz Gonzaga canta, entre outras músicas, "Paraíba Masculina", "Chamego", "Casa De Caboclo" e "Respeito a Januário".

Considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música popular brasileira, Luiz Gonzaga foi responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, levando o baião, o xote e o xaxado para todo o país. Após uma batalha de seis anos contra um câncer de próstata, o cantor e compositor foi internado em Recife em junho de 1989, e faleceu pouco mais de um mês depois vítima de uma parada cardíaca.

Recordar é TV reverencia o talento de Alceu Valença

O Recordar é TV viaja no tempo para reverenciar a carreira de Alceu Valença, às 19h30. A produção da TV Brasil resgata os programas da antiga TVE/RJ ‘A vida é um show’ (2002), apresentado por Luís Carlos Miele, e ‘Por Acaso’ (2002), comandado por José Maurício Machline.

As produções exclusivas revelam como o icônico cantor e compositor pernambucano construiu sua obra a partir das raízes que o formaram. Alceu Valença cresceu junto aos elementos vivos da cultura nordestina, ouvindo o canto dos violeiros, entre poetas de cordel e artistas de circo.

Acompanhado de um violão, o músico relembra como foi o encontro com Geraldo Azevedo, pontapé inicial para a carreira artística. Ele fala ainda de referências artísticas, da relação com as gravadoras e da participação no Rock in Rio, uma “apresentação histórica” nas palavras de Alceu.

Além do bate-papo com Miele e José Maurício Machline, a série musical traz performances históricas do pernambucano, como “Táxi Lunar” e “De janeiro a janeiro”.

Alceu Valença conta que chegou no Rio de Janeiro em 1970. Formado em direito, chegou a atuar como jornalista antes de ser músico.

Durante sua carreira, assimilou também a poesia urbana, o cinema de autor e as questões sociais. Em seu caldeirão cultural, música, política, poesia e audiovisual transformaram-no em um dos personagens mais icônicos da cultura brasileira.

Serviço
Grandes Musicais – sábado, dia 29/06, às 18h30, na TV Brasil
Recordar é TV – sábado, dia 29/06, às 19h30, na TV Brasil / quarta, dia 03/07, para quinta-feira, 04/07, às 2h, na TV Brasil 
TV Brasil nos Arraiás –  sábado, dia 29/06, às 22h, na TV Brasil

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/06/2019 - 15:00 e atualizado em 26/06/2019 - 15:00

Últimas

O que vem por aí