Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Último episódio de série da BBC revisa história do século 20

Produção apresentada por Andrew Marr resgata acontecimentos do período

Neste sábado (16), às 20h30, a TV Brasil apresenta o oitavo e último episódio inédito da série "História Mundial com Andrew Marr", produzida pela emissora pública britânica BBC. Essa edição destaca a história atualizada do século XX, conhecido como a "Era dos Extremos". O termo foi alcunhado pelo historiador Eric Hobsbawm em seu livro homônimo.

No capítulo final da série histórica que traça a história da civilização, Andrew Marr sugere que a humanidade se viu impulsionada pelo brilhantismo tecnológico, mas limitada pelas consequências dos erros políticos. A democracia confrontou o comunismo e o fascismo ao passo que duas guerras mundiais ressaltaram os fracassos nas gestões de conflitos.

As conquistas também foram surpreendentes, especialmente nos campos da ciência e da tecnologia. O ser humano inventou máquinas de incrível velocidade e poder que conseguiram ultrapassar os limites do planeta. Agora, uma quantidade maior pessoas tem vidas mais longas e saudáveis do que as gerações anteriores jamais imaginaram.

Andrew Marr argumenta, porém, que com sete bilhões de pessoas no mundo, e crescendo rapidamente, a humanidade precisa administrar melhor os recursos naturais da Terra ou corre o risco de enfrentar uma séria catástrofe global.

As decisões que serão tomadas nos próximos 50 anos, argumenta o experiente jornalista, podem muito bem decidir o destino da civilização. Para Marr, a parte mais interessante da história da humanidade ainda está por acontecer.

Fatos que marcaram o século XX

O episódio final da série "História Mundial com Andrew Marr" traz uma versão atualizada do século XX. Um dos primeiros acontecimentos lembrados por Andrew Marr remeter a uma tentativa de golpe de estado em Munique, na Alemanha dos anos 1920.

O apresenta revela como a primeira revolta de Adolf Hitler resultou em seu aprisionamento em Landsberg onde o jovem Hitler ditava suas memórias na autobiografia "Mein Kampf". A ascensão do político no país europeu e a força da Alemanha nazista em 1933 são lembrados na série.

Enquanto Hitler lutava pelo poder na Alemanha, as mulheres estavam em uma batalha diferente por seus direitos. Nas ruas de Manhattan, a enfermeira Margaret Sanger trabalhava com a herdeira americana Katherine Mccormick em um plano para contrabandear os contraceptivos da Europa.

As guerras foram acontecimentos marcantes na história do século XX. Algumas personalidades ficaram marcadas seja pela atitude de paz ou conflito. O programa recordar Mahatma Gandhi e Edward Wood, na Índia, em 1930; o Holocausto 1941-1945; Robert Oppenheimer e o bombardeio de Hiroshima em 1945; Deng Xiaoping e o fim da China de Mao Zedong em 1967.

O colapso do comunismo e a queda do Muro de Berlim foram momentos que agitaram a humanidade na década de 1990 enquanto anos depois a civilização viu um computador, Deep Blue, desafiar o genial campeão mundial de xadrez Garry Kasparov, considerado o principal enxadrista de todos os tempos.

Sobre a série

Inédita na televisão aberta brasileira, a produção foi gravada na África do Sul e faz uma viagem épica através dos 70 mil anos da humanidade ao discutir como as grandes forças da natureza e os gênios modelaram o mundo no qual vivemos.

Lançada em 2012, a série "História Mundial com Andrew Marr" tem oito episódios, que recontam a história humana povoada de grandes personagens nos lugares onde os grandes eventos realmente aconteceram.

O programa mostra a história de civilizações, culturas, sucessos e fracassos ao descrever o progresso e o desenvolvimento ao longo dos séculos. Cada episódio explora o ponto de virada crucial na história, com reconstrução dramática, computação gráfica e emocionante narração.

Desde os primeiros colonos na Mesopotâmia até as maravilhas do Egito e de Roma, da Revolução Francesa à Revolução Industrial, os espectadores estão dentro da história; ombro a ombro com as pessoas que moldaram o mundo como o conhecemos hoje.

Exibida com exclusividade pela TV Brasil aos sábados, sempre às 20h30, durante a programação especial de verão da emissora pública, a série fica no ar até 16 de fevereiro

Serviço
História Mundial com Andrew Marr – sábado, dia 9/2, às 20h30, na TV Brasil.

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 14/02/2019 - 15:00 e atualizado em 14/02/2019 - 15:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí