Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Um Abraço Negro recebe Flávia Oliveira e Amílcar Araújo Pereira

Jornalista e historiador debatem relações raciais no Brasil

No segundo episódio do programa Um Abraço Negro, a apresentadora Luciana Barreto tem um bate-papo com a jornalista Flávia Oliveira e o historiador Amilcar Araújo Pereira sobre as relações raciais e o impacto delas no desenvolvimento socioeconômico brasileiro. Um Abraço Negro é uma das atrações da TV Brasil para celebrar a Semana da Consciência Negra. O programa vai ar ar nesta terça-feira, dia 21, às 20h30.

Colunista do jornal O Globo e da Globonews, Flávia Oliveira conta que ingressou acidentalmente no jornalismo econômico. “O jornalismo econômico é muito povoado por mulheres”, diz a jornalista, que cursou estatística no ensino médio e, desde então, tem intimidade com números. 

Na conversa, Flávia lembra que, dependendo do tom da pele, as pessoas têm mais ou menos chances de galgar determinados postos de trabalho. Ou até, em alguns casos, de ser presa ou não. “As pessoas com pele mais clara têm mais privilégios do que as pessoas com pele mais escura”, concorda Luciana Barreto. 

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Amilcar Araújo Pereira se especializou em pesquisas sobre a história do movimento negro no Brasil. “A ausência de professores negros na universidade ainda é uma questão muito forte”, diz o professor, que é filho de pai negro e mãe branca. 

Um Abraço Negro é um dos especiais preparados pela TV Brasil para celebrar a Semana da Consciência Negra. São cinco edições apresentadas pela jornalista Luciana Barreto, âncora do telejornal Repórter Brasil Tarde. Os programas vão ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h30, na TV Brasil.  Ao longo da semana, a apresentadora Luciana conversa com personalidades sobre a situação dos afrodescendentes no país.  

No programa que foi ao ar ontem, Luciana Barreto recebeu a atriz, poeta e escritora Elisa Lucinda e o sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz. Os artistas falaram sobre suas trajetórias e refletiram sobre discriminação, empoderamento e contribuições da cultura africana para a brasileira.

Interprogramas

Durante a semana, a TV Brasil também exibe uma série de interprogramas chamada "Até Quando?" que denuncia a situação degradante da população negra no país em segmentos como educação, moradia, saúde, trabalho e violência. Os programetes de 30 segundos são apresentados nos intervalos da programação da emissora pública.

Serviço:
Um Abraço Negro – segunda a sexta-feira (dia 20 a 24), às 20h30, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 17/11/2017 - 19:00 e atualizado em 17/11/2017 - 19:00

Últimas

O que vem por aí