Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Um olhar sobre o mundo debate o futuro da guerra

Como são as guerras atuais, permeadas pela informação e tecnologia

A imaginação popular da batalha continua presa aos tanques e grandes trincheiras das duas guerras mundiais, mas os conflitos modernos não poderiam ser mais diferentes. Com o combate concentrado em zonas urbanas, permeado por veículos não-tripulados, campanhas de desinformação e ataques virtuais, a guerra do futuro é mais difusa e sutil, sem deixar de ser destrutiva. Ao mesmo tempo, as tensões internacionais em regiões como o leste europeu, o Oriente Médio e a península coreana nunca estiveram tão altas. Nesse contexto, Um olhar sobre o mundo convida o mestre em segurança nacional pela Georgetown University Gunter Rudzit para analisar a próxima guerra na segunda-feira (11/6), às 21h45, na TV Brasil.

“Os Estados já estão se preparando para a guerra eletrônica, em que não só alguns governos tentam roubar segredos militares e empresariais como também derrubar sistemas de infraestrutura como energia elétrica e telecomunicações”, afirma o especialista.

Rudzit alerta que o Brasil está despreparado tanto para conflitos tradicionais quanto para essa guerra virtual “Imagine o que aconteceria se Itaipu fosse desligada. O Brasil ficaria cego surdo e mudo em questão de minutos.” Pontua também que até pouco tempo só grandes potências possuíam esse tipo de capacidade mas hoje governos menores já provaram poder causar grande destruição no mundo virtual: “A Coreia do Norte é um dos governos que mais tem desenvolvido essa capacidade justamente por ter um oponente gigantesco como os EUA.”

A automatização do expediente militar com inteligência artificial e drones é outra ameaça destacada por Rudzit: “A junção dessa capacidade cibernética com a inteligência artificial, em que os robôs vão tomar a decisão de quando atirar ou não - isso já preocupa cientistas americanos, que temem que esses sistemas podem escapar do controle humano e matar indiscriminadamente.”

O próximo episódio de Um olhar sobre o mundo discute também outras facetas desses novos perigos, como ferramentas de vigilância, aeronaves indetectáveis e campanhas de desinformação por redes sociais.

Serviço:
Um olhar sobre o mundo - “Adeus às Armas” - segunda (11/6), às 21h45, na TV Brasil

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6818

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 08/06/2018 - 16:45 e atualizado em 08/06/2018 - 16:45

Últimas

O que vem por aí