Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Um Olhar sobre o Mundo entrevista o diplomata Paulo Sérgio Pinheiro

Ele é presidente da Comissão da ONU que investiga crimes na Síria

O brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, presidente da Comissão Internacional de Investigação das Nações Unidas para Crimes na Síria, conversa om o jornalista Moisés Rabinovici, às 21h45 de segunda-feira, dia 7. Eles debatem a situação do país envolvido em uma guerra sangrenta há sete anos, em que lutam forças governamentais lideradas pelo presidente Bashar Al-Assad, diferentes grupos rebeldes, mercenários, forças de países vizinhos e de potências militares.

Pinheiro diz que a recente intervenção dos Estados Unidos, França e Reino Unido sobre um depósito de armas químicas e um centro de pesquisa na Síria, em retaliação pelos ataques com gás que teriam sido feitos pelas forças sírias contra os rebeldes, não mudou nada no conflito. Segundo ele, não há ainda clareza sobre a autoria dos ataques com gás e existe também a hipótese de que os autores possam ter sido grupos rebeldes.

Atrocidades continuam a atingir de todos os lados a população civil. "A guerra é dentro das cidades, com total desprezo às regras de engajamento da Convenção de Genebra. Não há mãos limpas na Síria", relatou. O professor reafirmou que a Comissão que preside não investiga quem são os autores dos ataques, mas seus efeitos junto a população civil.

Pinheiro, que tem seu mandato frente a Comissão Internacional de Investigação das Nações Unidas para Crimes na Síria até março de 2019, diz que não existe perspectiva de uma solução próxima. "Não há solução militar para a crise síria. O único caminho possível para a paz é reunir todas as partes envolvidas em um diálogo político construtivo", enfatizou.

Doutor em Ciência Política pela Universidade de Paris, Pinheiro foi professor na USP, em universidades americanas e francesas. Foi ministro da Secretaria de Direitos Humanos do governo Fernando Henrique Cardoso e um dos seis criadores da Comissão da Verdade nos governos Lula e Dilma Rousseff. É reconhecido internacionalmente como autoridade em Direitos Humanos e, em tal condição, foi indicado pela ONU para observar a guerra da Síria.

Serviço:
Um Olhar Sobre o Mundo recebe o prof. Paulo Sérgio Pinheiro
Segunda-feira, 7 de maio, às 21h45, na TV Brasil.

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6818

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 07/05/2018 - 10:00 e atualizado em 07/05/2018 - 10:00

Últimas

O que vem por aí