Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Um Olhar sobre o Mundo entrevista o príncipe e trata da monarquia no Brasil

Tetraneto de D. Pedro II e bisneto da princesa Isabel é entrevistado

Dentre a grande variedade de supostas soluções milagrosas para o futuro do Brasil, há quem defenda uma pouco lembrada, mas que ainda existe para alguns: a volta da monarquia. Para falar sobre o tema, o jornalista Moisés Rabinovici tem como convidado no próximo Um Olhar sobre o Mundo o príncipe imperial Dom Bertrand Maria José Pio Januário Miguel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança, tetraneto de D. Pedro II e bisneto da princesa Isabel. Ele é o entrevistado da edição do programa da TV Brasil que vai ao ar nesta segunda (16), de volta a seu horário habitual, às 21h45.

Para sustentar sua tese que prega o retorno do reino do Brasil, Dom Bertrand tem argumentos fortes. "Porque hoje você não encontra no Brasil ninguém que diga de boca cheia que a República deu certo", sustenta o príncipe. Além disso, ele faz algumas outras ponderações: "O período áureo de nossa história foi o reinado de D. Pedro II. A índole do povo não é republicana. As crianças nascem monarquistas. Qual é a célula básica da sociedade? É a família. Qual é a estrutura interna e política da família? O pai é o rei, a mãe é a rainha, essa é a realidade."

De acordo com Dom Bertrand, a pequena adesão à monarquia registrada no plebiscito realizado no Brasil em 1993, foi porque não houve tempo para que os partidários fizessem uma campanha esclarecedora junto à população e porque não houve igualdade de condições. "No plebiscito de 1993 nós tivemos de fato apenas 13% dos votos. Mas a monarquia antes do plebiscito era vista pela maioria dos brasileiros como um sonho de uma noite de verão de alguns saudosistas. Depois do plebiscito, ela passou a ser vista como uma alternativa e no período recente como a solução. Diante do caos em que a República lançou o Brasil, alguns se perguntam, valeu a pena?"

O futuro eventual rei lembrou que no caso do retorno da monarquia o sistema seria como foi no tempo de Dom Pedro II, mas com adaptações. "Uma monarquia constitucional e parlamentar, em que havia o poder legislativo bicameral com voto distrital, o judiciário com a tríplice garantia como hoje e o poder executivo exercido pelo presidente e o conselho de ministros. Mas haveria um quarto poder, o moderador, definido pelo artigo 98 da Constituição de 1824, que diz que é uma atribuição pessoal do imperador a harmonização dos demais poderes em função do bem da Nação", explica.

Ele sustenta que haveria ainda, entre outras, uma vantagem adicional. "Na monarquia se sustenta um chefe de Estado. Na República se sustenta o atual e quantos chefes de Estado já houve. Todo ex-presidente tem, às nossas custas, oito assessores. Até o Lula, que está preso, mantém seus oito assessores. Dois automóveis e viagens pagas pelo governo para qualquer parte do mundo", compara Dom Bertrand.

Para o príncipe, há ainda um ganho de natureza econômica caso se opte pela volta da monarquia no país. "A monarquia dá garantia aos investidores com relação ao futuro do Brasil. Qual o problema de hoje? Nessa incertitude que nós estamos, os investimentos estão inibidos interna e externamente porque ninguém sabe qual será o futuro. A monarquia garante três condições fundamenais para o desenvolvimento de uma nação: unidade, estabilidade e continuidade", sustenta.

Dom Bertrand fez ainda durante o programa um histórico dos tempos da monarquia, qualificou de "golpe de Estado" a Proclamação da República e enumerou uma série de países que exibem excelentes índices de desenvolvimento e que adotam esse sistema de governo.

Sobre o programa

Com 40 anos de experiência, 16 dos quais vividos como correspondente internacional em vários países, o jornalista Moisés Rabinovici é o apresentador do programa Um olhar sobre o Mundo, transmitido semanalmente às segundas-feiras pela TV Brasil.

Antes de comandar esta atração da TV Brasil, Rabinovici trabalhou na imprensa escrita e em emissoras de rádio. Para entrevistar seus convidados e tratar de inúmeros temas que são notícia, usa o conhecimento reunido em grandes coberturas internacionais, inclusive como repórter de guerra e analista de política.

Rabinovici, que em suas andanças pelo mundo já entrevistou grandes líderes e personalidades de vários países, recebe toda segunda-feira, nos estúdios da TV Brasil em São Paulo, especialistas, estudiosos e jornalistas para debater os principais acontecimentos do momento.

Serviço

Um Olhar sobre o Mundo – segunda-feira, dia 16, às 21h45, na TV Brasil
Um Olhar sobre o Mundo – terça-feira, dia 17, às 6h30, na TV Brasil

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6818

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 16/07/2018 - 16:00 e atualizado em 16/07/2018 - 16:00

Últimas

O que vem por aí