Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A África no Brasil e o Brasil na África - vistos através da televisão

A realidade e a fantasia de lá e de cá mostradas na TV

Ver TV

No AR em 27/05/2012 - 20:00

Aline Midlej foi repórter do Nova ÁfricaA televisão brasileira já é vista na África há algum tempo. Globo, Record e mais recentemente a TV Brasil estão lá através dos seus canais internacionais. Novelas e telejornais têm boa audiência. Mas no sentido inverso a África não tem muito espaço na TV brasileira.

O VerTV  conversa sobre o Brasil na África e a África no Brasil através da TV. Lalo Leal debate o assunto com os convidados:

  • Leila Maria Hernandez, professora de História da África da USP
  • Aline Midlej, repórter da TV Bandeirantes e da série Nova África da TV Brasil
  • Mauricio Wladman, antropópologo do Centro de Estudos Africanos da USP

Exibir a miséria, a pobreza, a fome é resumir 54 países a um estereótipo, retrato da dominação colonial que perdurou por séculos. As grandes empresas jornalísticas dificilmente mantém um correspondente na África. Em ocasiões especiais, a cobertura se intensifica, como no caso das revoltas que depuseram os governos do Egito e da Líbia. Na época da última Copa do Mundo, muitos brasileiros descobriram a África do Sul. Viram pela TV um país moderno, capaz de erguer grandes estádios para o espetáculo futebolístico.

Fora isso, quando a África tem espaço na nossa televisão? Muito pouco. Exceção é a série de documentários Nova África, que a cada edição apresenta um país diferente.

Em outros canais, não há muito espaço para ir além. O que se encontra são vídeos sobre a vida selvagem, que reforçam a ideia de que a África é uma grande savana, habitat de várias espécies de animais. No entanto, a TV não nos informa, por exemplo, sobre Angola e o seus elevados índices de crescimento econômico.

Nos países africanos de língua portuguesa, as novelas e até o Campeonato Brasileiro de Futebol fazem muito sucesso. Porém, o caminho inverso ainda não foi feito. A cultura e a diversidade do continente são vistas, quando muito, como curiosidades exóticas por aqui.





Criado em 18/05/2012 - 18:23 e atualizado em 05/06/2012 - 16:53

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí