Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jornalistas na cobertura da crise política

Ver TV debate o papel do jornalista no atual momento político do

Ver TV

No AR em 25/04/2016 - 02:00


As emissoras de TV e a mídia, em geral, atuam com desenvoltura no atual momento político brasileiro. Mas quem coloca as notícias no ar – ou no papel – são jornalistas, empregados das empresas de comunicação. Este Ver TV debate a conduta desses profissionais em meio à crise.

Lalo Leal conversa com o jornalista Luiz Carlos Azenha, da Rede Record e do blog Viomundo, com a colunista política Maria Ines Nassif, editora do portal Carta Maior, e com o jornalista e publicitário Chico Malfitani.

“A gente não tem na verdade nenhum tipo de regulação. A batalha pela regulação da mídia no Brasil existe justamente porque não temos nenhum tipo de regulação”, opina Azenha. Para Malfitani, “os jornalistas são intelectuais orgânicos. Ou se adéquam à conformação ideológica ou ficam isolados ou não fazem carreira”, define.

Depois de trabalhar por vários anos em diferentes veículos de comunicação, A jornalista Cynara Menezes tornou-se independente e hoje administra seu próprio blog: Socialista Morena. Ela comenta as dificuldades na cobertura da atual crise política.

O jornalista, escritor e pesquisador Muniz Sodré, que leciona na Universidade Federal do Rio de Janeiro, explica as transformações pelas quais passam estudantes de jornalismo ao deixar a faculdade rumo ao mercado de trabalho.

Em Portugal, uma lei garante ao jornalista o direito de se recusar a produzir matérias contrárias a sua consciência. A pesquisadora Otilia Leitão, da Universidade Nova de Lisboa, defendeu dissertação de mestrado sobre a "Cláusula de Consciência e os conselhos de redação na autorregulação dos jornalistas." De Lisboa, por Skype, ela detalha a aplicação e a prática dessas determinações legais.

Apresentador / Editor-Chefe: Lalo Leal
Produtor Executivo: Vitor Chambon
Apoio à Produção: Patrícia Lima
Jornalista: Renato Fanti
Editora de Imagens: Mariana Velozo

 




Ultimas

O que vem por aí