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Merchandising na televisão

A legalidade e a ética desse tipo de publicidade são o tema do Ver TV

Ver TV

No AR em 03/04/2017 - 01:00


A televisão comercial é um grande negócio no Brasil. Espaços publicitários custam fortunas e alguns são muito disputados por anunciantes. A propaganda ocupa não só os intervalos dos programas, mas está cada vez mais presente dentro dos próprios programas. É o chamado merchandising, hoje em praticamente todos os canais comerciais.

Este Ver TV recebe a advogada Sônia Amaro, supervisora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste); o publicitário Enio Vergeiro, presidente da Associação de Profissionais de Propaganda (APP Brasil); e o advogado Renan Ferraciolli, especializado em direito do consumidor e professor das Faculdades Metropolitanas Unidas, em São Paulo.

Muitas vezes o merchandising tem tanto destaque nas tramas da dramaturgia que acaba incomodando o telespectador. É o que lembra o professor Fábio Henrique Feltrin, coordenador do curso de publicidade e propaganda da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Existe merchandising bom ou ruim? Segundo o publicitário Adilson Xavier, diretor da produtora Zola e da Associação Brasileira de Propaganda, eles existem, sim.

Há uma forma de merchandising – chamada 'merchandising social' – que insere mensagens de apoio a campanhas de cunho social, como o combate ao alcoolismo, o incentivo à doação de órgãos, entre outras. O especialista em comunicação Márcio Schiavo, autor da pesquisa Dez anos de merchandising social, lembra uma dessas ações de marketing.

Se nas novelas e programas de auditório, o merchandinsig recebe críticas, o que dizer quando ocorre no jornalismo? O Ver TV ouviu, em Florianópolis, o professor Rogério Christofoletti, do departamento de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

Assista também ao conteúdo exclusivo para web:
Para Adilson Xavier, comunicar uma marca é o principal objetivo do merchandising
O professor Fábio Henrique Feltrin aborda o merchandising nas tramas da dramaturgia
Para Rogério Christofoletti, o merchandising não combina com o jornalismo
Márcio Ruiz fala sobre a importância do merchandising social

 




Apresentador / Editor-Chefe: Lalo Leal
Produtor Executivo: Vitor Chambon
Apoio à Produção: Patrícia Lima
Jornalista: Renato Fanti
Editora de Imagens: Mariana Velozo
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 13/10/2015 - 15:43 e atualizado em 29/03/2017 - 14:51

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