Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Os Idosos e a TV

Ver TV debate a relação dos idosos com a televisão e a programação

Ver TV

No AR em 20/06/2014 - 23:00

O número de idosos no Brasil continua crescendo. Cerca de dez por cento da população já chegou – ou ultrapassou – os 60 anos de idade. O Ver TV desta semana quer saber como a televisão trata essa parcela de brasileiros cada vez maior e como eles se relacionam com esse meio de comunicação.

Participam do debate Tony Bernstein, pedagoga, jornalista e coordenadora geral do Portal Terceira Idade; Reginaldo Moreira, professor de comunicação da Universidade Estadual de Londrina, onde coordena o projeto Oficina de TV para a Terceira Idade – a comunicação comunitária como dispositivo aos que têm mais a contar; e Angélica Reis Marcondes, roteirista da série É a vovozinha!, exibida na TV Brasil.

O Ver TV também entrevista o professor Marco Aurélio Acosta, coordenador do grupo de estudos e pesquisa em gerontologia na Universidade Federal de Santa Maria. Ele comenta um trabalho recente em que analisa o uso dos meios de comunicação pelos idosos; a psicóloga Maria Célia de Abreu, coordenadora do Instituto para o Desenvolvimento Artístico e Científico (Ideac), em São Paulo. Ela analisa a representação dos idosos nas telenovelas e nos anúncios publicitários; Cristina Fogaça, diretora da Faculdade Aberta para a Maturidade Ativa (Fama), única faculdade dirigida para a terceira idade no país, e presidente da Associação das Universidades e Faculdades abertas para a Terceira Idade (Aufati). Ela comenta o fato de a mídia não trabalhar o lado positivo do envelhecimento e sobre o medo de envelhecer; e o diretor e apresentador Juarez Elisiário, do programa Dedo de Prosa, transmitido ao vivo na TV Horizonte há treze anos. O programa é uma opção de entretenimento e espaço de discussões sobre o envelhecimento ativo da população.

“Os idosos geralmente vêm com o estereótipo de problema com relação a aposentadoria, doenças, etc.. E sempre em contrapartida com o que é jovem, o que é belo, o que é produtivo, o que é rico”, comenta Reginaldo Moreira.

Tony Bernstein entende que “O Brasil ainda marginaliza muito e faz o idoso parecer que é um tonto, que ele é um doente, que ele é um ET”.

“Tudo tem que ser jovem, isso é uma coisa que a TV compra há muitos anos e que ainda persiste, o que é bastante irritante, e que já é um discurso velho. A velhice precisa sair do armário e as rugas precisam aparecer”, conclui Angélica Reis.

 




Apresentação e edição: Lalo Leal
Produção: Aline Penna, Vitor Chambon e Patrícia Lima
Roteiro: Marcus Vinicius Fraga
Direção: Pola Galé

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/06/2014 - 13:59 e atualizado em 26/06/2014 - 11:19

Últimas

O que vem por aí