O estímulo ao consumo de bebidas alcoólicas em propaganda na televisão vem sendo discutido no Brasil há muito tempo. De um lado, fabricantes de bebidas, agências de publicidade e emissoras defendem a situação atual. De outro, entidades médicas e de defesa do consumidor se preocupam com os males que o álcool traz à saúde e seu consumo precoce.
O Ver TV recebe o procurador regional da república, no Rio Grande do Sul, Paulo Gilberto Leivas, a psiquiatra Ana Cecilia Marques, presidente da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas (ABEAD), o jornalista e publicitário André Porto Alegre, membro do conselho de administração da Associação dos Profissionais de Propaganda.
Este programa apresenta entrevistas com o jornalista Renato Godoy, pesquisador do Instituto Alana, de defesa dos direitos das crianças; com o publicitário Orlando Marques, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP); com o sanitarista Alexandre Trino, coordenador adjunto da área de saúde mental, álcool e outras drogas, do Ministério da Saúde; e com o psiquiatra Carlos Salgado, do conselho consultivo da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas.
Assista também ao conteúdo exclusivo para web:
Renato Godoy: “a veiculação de publicidade de cerveja traz a normalização do ato de consumir álcool”
Psiquiatra alerta para a influência da publicidade de bebidas alcoólicas no comportamento dos jovens
Orlando Marques defende a veiculação de propaganda de bebidas alcoólicas na TV
Apresentação e edição: Lalo Leal
Produção Executiva: Vitor Chambon
Apoio a Produção: Patrícia Lima
Jornalista: Renato Fanti
Edição de Imagens: Mariana Velozo
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.