Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Regionalização da TV no Brasil

Ver TV debate cotas de produção regional para rádios e TVs

Ver TV

No AR em 30/08/2013 - 23:00
Renata Mielli, Décio Júnior, Leyla Fernandes"Nacional é o Brasil e não o que é feito por conveniência econômica no eixo Rio-São Paulo", diz o agitador cultural pernambucano Roger de Renor, gerente-geral da TV Pernambuco, ao defender uma maior quantidade de produção regional nas grades das TVs brasileiras.

Participante do Mangue Beat, um movimento que se tornou referência para a descentralização da produção cultural no Pais, Renor é um dos entrevistados do programa Ver TV, que aborda nesta edição a regulamentação do artigo 221, inciso II, da Constituição Federal, que trata da regionalização da programação cultural, artística e jornalística nas emissoras de rádio e TV.

O tema ganha relevância em razão da aprovação do parecer do senador Romero Jucá (PMDB-RR) pela Comissão Mista de Consolidação da Legislação Federal e Regulamentação de Dispositivos da Constituição.  O relatório provocou a reação de setores civis da sociedade por diminuir o espaço  da produção regional na programação das TVs e rádios – a cota  foi  fixada de acordo com o número de habitantes por cidade – em comparação ao projeto da deputada Jandira Feghali.

O Senador justifica que a fixação da cota deve levar em consideração a capacidade financeira das pequenas emissoras, porém para a deputada Jandira Feghali “não é possível que o sotaque do Leblon continue sendo mostrado em Rio Branco e que Rio Branco não veja o seu sotaque na TV".

Para debater este polêmico tema, o Ver TV convida:

Renata Mielli – Jornalista, diretora do Centro de  Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé,  uma entidade que luta pela democratização da comunicação.

Décio Júnior – Jornalista, que trabalhou com produção de conteudo regional no cargo de diretor de programação da TV Educativa de São Carlos.

Leyla Fernandes – Presidente da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais e sócia da Produtora Associados.

 




Apresentação
Editor-Chefe
Lalo Leal

Direção de Estúdio
Pola Galé

Pesquisa e Pauta
Lumi Kihara

Produção
Patrícia Lima
Vitor Chambon

Edição de Imagem
Renato Fanti

Coordenadoras de Produção
Aline Penna
Nane Martins

Gerente Executiva de Produção
Cristina Carvalho

Diretor de Produção
Rogério Brandão

Criado em 28/08/2013 - 14:39 e atualizado em 03/09/2013 - 12:14

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí