Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ver TV debate a indústria dos super heróis na TV brasileira

Personagens super poderosos transmitem hábitos, valores, ideologia;

Ver TV

No AR em 23/01/2015 - 22:00


A passagem dos super heróis dos quadrinhos para a TV tem sido comum, especialmente nos Estados Unidos. Uma indústria foi montada para a produção e a exportação desses personagens e suas histórias fantásticas.

Professor da faculdade de ciências sociais da Universidade Federal de Goiás, Nildo Viana é autor de Heróis e Super Heróis no mundo dos quadrinhos e Quadrinhos e Crítica Social. “Produzir ciência, sociologia e vários outros elementos autônomos brasileiros com originalidade e criatividade é algo que é um grande obstáculo quando a cultura é subordinada”, opina Viana.

O autor de telenovelas Tiago Santiago, roteirista da novela Os Mutantes – Caminhos do Coração (exibida pela TV Record), vê “uma possibilidade muito grande de que esse tipo de figura, de super herói, ainda venha acontecer na nossa televisão brasileira, com força agora no século vinte e um.”

Diretor de conteúdo da Camucada Coletivo e editor do site Popground, André Morelli assina o livro Super Heróis no cinema e nos longa-metragens de TV. Para Morelli, “muito do que a gente consome culturalmente hoje em dia tem a ver com essa questão de Hollywood ter colonizado o mundo nesse sentido. Os heróis hollywoodianos meio que impõem o modo de vida americano para as pessoas, para todo mundo que não é americano.”

Assista também vídeos exclusivos para web:

Quadrinista Lincoln Nery diz que o mercado de quadrinhos está muito ruim

Lacarmélio Araújo: eu não acredito no talento puro, é preciso ter experiência

Roteirista Carlos Patati: No Brasil os quadrinhos nacionais não tem vez

 

Apresentação e edição: Lalo Leal
Produção: Aline Penna, Vitor Chambon e Patrícia Lima
Roteiro: Marcus Vinicius Fraga
Direção: Pola Galé

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 14/01/2015 - 17:14 e atualizado em 26/01/2015 - 14:19

Últimas

O que vem por aí