Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ver TV debate a literatura na televisão brasileira

Especialistas conversam sobre a dificuldade para realização de

Ver TV

No AR em 19/06/2014 - 03:30

Da esq.: Del Rangel, Ana Maria Balogh e Manuel da Costa Pinto.A televisão e a literatura caminham juntas em alguns momentos. Nas adaptações para novelas e minisséries, ou com programas específicos voltados para o mundo das letras. O Ver TV discute a presença do livro na telinha.

O programa convida  o jornalista Manuel da Costa Pinto, crítico literário, colunista da Folha de S. Paulo, um dos apresentadores do programa Metrópolis (TV Cultura) e ex-editor-chefe do programa Entrelinhas;  a professora Anna Maria Balogh, da USP e do programa de pós-graduação em comunicação e mídia da Universidade Paulista (UNIP), autora do livro Conjunções, disjunções, transmutações: da literatura ao cinema e à TV; e o diretor de televisão e cinema Del Rangel, que dirigiu a minissérie Os Maias, de Eça de Queirós, para a Rede Globo, e também foi diretor-geral de teledramaturgia do SBT.

Foram entrevistados o jornalista Maurício Melo Júnior, apresentador do programa Leituras, da TV Senado; a professora da UNIP Glaucia Jacuk Herman, especialista em adaptação literária; e a escritora Bia Corrêa do Lago, apresentadora do programa Umas Palavras, do canal Futura.

Manuel da Costa Pinto diz que o Brasil vive um apartheid cultural provocado pela desigualdade de renda e isso se reflete no acesso à literatura. “A literatura tem uma linguagem que não é uma linguagem da cultura de massas. Embora a gente observe um fenômeno das festas literárias que têm modificado isso”, diz o jornalista.

Del Rangel critica a busca pela audiência como justificativa para as produções televisivas. “(...) A essência da literatura tem um grande vilão que se chama índice de audiência. Desde o momento em que as televisões começaram a ter como referência não mais a qualidade, mas o índice de audiência a qualquer custo, tudo ruiu. Essa falta teórica de respeito com os grandes nomes da literatura vem com uma pressão”, lamenta o diretor de Os Maias.

Vejas vídeos exclusivos para a web:

Bia Correa do Lago: "Não existe um veículo melhor que a televisão para atrair leitores."

Gláucia Jacuk Herman: “Falta espaço para a literatura na cultura popular”

Maurício Melo: Há um público muito ávido para programas de literatura

 




Apresentação e edição: Lalo Leal
Produção: Aline Penna, Vitor Chambon e Patrícia Lima
Roteiro: Marcus Vinicius Fraga
Direção: Pola Galé

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 04/06/2014 - 13:36 e atualizado em 05/08/2014 - 11:17

Últimas

O que vem por aí