Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ver TV debate a representação do negro na televisão

Após 126 anos de abolida a escravatura, esta ainda está presente

Ver TV

No AR em 21/11/2014 - 22:00

O cineasta e pesquisador Joel Zito Araújo é autor do livro e documentário A negação do Brasil, o negro na telenovela brasileira. Para Joel, “a televisão brasileira precisa dar um novo passo para construir um paradigma, que é o paradigma da diversidade.”

Jornalista e mestre em mudança social e participação política pela Universidade de São Paulo, Tatiana Oliveira integra o grupo Comunicadoras Negras. “A produção de comunicação no Brasil não é protagonizada pelos negros. Na linha, na estrutura mesmo dos programas, do jornalismo, não tem negro”, analisa.

O jornalista moçambicano Rogerio Ba-Senga – pesquisador e membro do Coletivo Quilombação – afirma que “a estrutura que separa, que afasta o personagem negro, o protagonista negro da TV, sendo na ficção ou no jornalismo (…) permanece”.

O Ver TV entrevista a apresentadora do Repórter Brasil, Luciana Barreto. Ela conversa sobre a representação do negro na televisão, seus estereótipos, a imagem passada para as crianças e importância da TV na construção de uma identidade positiva do negro.

A jornalista Ivonete da Silva Lopes, autora do artigo “A representação dos negros na Rede Globo e na TV Brasil na semana do dia nacional da consciência negra” conversa sobre seu estudo e a representação do negro na televisão.

Aranha, goleiro do Santos Futebol Clube, foi vítima de agressões racistas praticadas pela torcida do Grêmio, em Porto Alegre. O jogador relata o que achou da cobertura da televisão.

A advogada Ludmila Cruz postou um vídeo de grande repercussão nas redes sociais, em que  critica a série Sexo e as Nega, da Rede Globo. Na entrevista, Ludmila analisa o posicionamento da televisão quanto ao racismo.

Assista também vídeos exclusivos para web:

Goleiro Aranha diz que mídia foi peça chave em incidente racista cometido contra ele

Advogada diz que novelas só retratam negros em papeis subalternos

Luciana Barreto: "A televisão precisa mostrar que o negro agrega valor a sociedade"

Jornalista diz que televisão trata da questão racial de maneira equivocada




Apresentação e edição: Lalo Leal
Produção: Aline Penna, Vitor Chambon e Patrícia Lima
Roteiro: Marcus Vinicius Fraga
Direção: Pola Galé

 

Criado em 05/11/2014 - 22:22 e atualizado em 24/11/2014 - 11:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí