Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A TV digital no Brasil desperdiçou seu potencial de inclusão tecnológica, diz Patrícia Maurício

 

Para esclarecer o processo de planejamento e implantação da TV digital no Brasil, o Ver TV entrevistou a jornalista e professora de comunicação da PUC-Rio Patrícia Maurício. Autora do livro “Conflitos na TV digital brasileira”, Patrícia denuncia que o potencial de inclusão tecnológica da população através da televisão foi desperdiçado, por ir de encontro aos interesses comerciais das empresas radiodifusoras.

A professora explica que inicialmente havia três modelos de TV digital: norte-americano, europeu e  japonês. O governo brasileiro na época estabeleceu um grupo de pesquisa para examinar os sistemas já existentes e a possibilidade de criar um modelo próprio.

“Um decreto presidencial de 2003 definia que a TV digital no Brasil privilegiaria a interatividade para beneficiar o povo. Promoveria a inclusão digital pela televisão, até que a internet banda larga fosse difundida pelo país. A ideia era que as pessoas pudessem utilizar a TV para atividades como marcar consultas médicas no SUS e declarar o imposto de renda.”

Patrícia Maurício lamenta que, antes mesmo dos pesquisadores proporem um modelo, foi implementado um sistema que levou em conta apenas os interesses das emissoras comerciais. Segundo a jornalista, os canais temiam que a interatividade prejudicasse a veiculação de anunciantes, então preferiram um modelo que não atrapalhasse os seus negócios.

Assista também ao episódio: TV digital no Brasil




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/03/2015 - 12:25 e atualizado em 26/03/2015 - 12:25

Últimas

O que vem por aí