Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Alberto Dines diz que a apuração da informação é essencial para o jornalismo

O jornalista Alberto Dines, apresentador do programa Observatório da Imprensa, exibido pela TV Brasil, destaca um aspecto da tragédia dos refugiados que não aparece no noticiário. 

Para o jornalista, a imprensa opta por uma cobertura mais sensacionalista que  não se aprofunda nos temas em questão. Conflitos como a crise dos refugiados na Europa levam meses, anos, para serem resolvidos. 

Dines utiliza como exemplo o caso da fotografia tirada pelo jornalista Nilüfer Demir que ganhou manchetes no mundo inteiro. A foto era do corpo de Aylan Kurdi, uma criança de três anos que morreu afogada no naufrágio de uma embarcação de migrantes que tentavam chegar à Grécia.

Segundo Alberto Dines, “O mundo todo deu a foto, que é tocante, arrasadora.  Quem tem o mínimo de sentimento foi tocado por isto, mas ninguém apurou.  Ninguém quis saber o que houve por trás. O menino Aylan Kurdi não é sírio. Ele é curdo. O conflito está aí, mas tem que apurar”. 

Dines acredita que mesmo considerando que o jornalismo exige rapidez,  o jornalista tem que se preparar para quando tiver que dar as informações e transmitir a notícia com consistência.

Assista também ao episódio: A cobertura jornalísitca dos refugiados na Europa




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/09/2015 - 12:09 e atualizado em 29/09/2015 - 13:24

Últimas

O que vem por aí