Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ana Maria Magalhães retrata o antropólogo Darcy Ribeiro através de um documentário

Ana Maria Magalhães, diretora do documentário O Brasil de Darcy Ribeiro exibido pela TV Brasil e que  venceu o prêmio Tal, na categoria melhor série documental, fala sobre a importância do antropólogo para a América Latina.

Segundo Ana Maria Magalhães, é cada vez mais importante que se ouça Darcy Ribeiro.“Ele foi um dos grandes pensadores brasileiros. Darcy teria que estar numa série sobre a América Latina, pois ele viveu um exílio no Peru, no Chile e no Uruguai.  Ele passou pela América Latina com uma presença muito forte, pois ele escreveu livros, reformou universidades, participou do governo Allende. ”.

A diretora diz que Darcy faz muita falta porque muitas questões que ele apontou nos anos 50 e 60 não foram resolvidas ainda.  Temas como a reforma agrária, questões ligadas aos índios e principalmente à educação precisam de um maior debate.

No documentário sobre Darcy Ribeiro, Ana Maria Magalhães procurou contextualizar o antropólogo historicamente e fazer uma pesquisa profunda.  Para a cineasta, os documentários estão em alta no mundo inteiro, pois as pessoas buscam querer saber quem são determinadas personalidades.

Assista também ao episódio: O Melhor da América Latina




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 21/09/2015 - 17:16 e atualizado em 21/09/2015 - 17:16

Últimas

O que vem por aí