Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Diretor do documentário “Luz, Anima, Ação” traça o histórico da animação brasileira

 

Eduardo Calvet, diretor e produtor audiovisual, fala sobre a extensa pesquisa que fez para a realização do documentário "Luz, Anima, Ação", que conta a história da animação brasileira desde o seu início, passando por todas as fases até chegar na atualidade.

Segundo Calvet, inicialmente as animações eram voltadas para o cinema e só entraram na televisão através da publicidade.

“A publicidade foi um grande motor para a animação brasileira durante o período da ditadura, quando não se produzia animação autoral”, explica

O diretor acrescenta, porém, que por conta das dificuldades econômicas enfrentadas pelo Brasil na década de 1980, a indústria da animação foi quase que totalmente exterminada.

Calvet acredita que a retomada da animação veio com a criação do Centro Técnico Audiovisual (CTAv) em 1985. O instituto promoveu um intercâmbio com profissionais do Canadá e contribuiu para a formação de novos animadores.

Nos anos 2000, a publicação de editais de fomento ao audiovisual pelo governo brasileiro permitiu que novos filmes e séries fossem produzidos.

“O documentário começou a ser feito mesmo em 2010, e naquela época era possível contar nos dedos da mãos as séries de TV que estavam sendo feitas aqui no Brasil. Atualmente é impossível citar rapidamente todas as séries brasileiras”, diz Calvet.

Assista também ao episódio: O crescimento das animações brasileiras




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 13/08/2015 - 14:56 e atualizado em 17/08/2015 - 11:15

Últimas

O que vem por aí