Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Juiz da Vara da Infância e Juventude se diz contrário à redução da maioridade penal

 

O juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude em São Paulo, Egberto de Almeida Penido, diz que os meios de comunicação contribuem para uma noção equivocada de que o adolescente que comete algum crime não é punido conforme estabelece a lei brasileira.

Segundo o Juiz, o Brasil tem uma legislação bastante rígida que chega a responsabilizar pré-adolescentes de apenas 12 anos quando cometem alguma infração, mas a mídia não costuma divulgar isso.

O juiz acredita que é necessário pensar critérios mais objetivos para a responsabilização, mas não diminuir a maioridade penal.

“Responsabilizar não é só punir. Mas sim promover condições para que o adolescente entenda o valor da norma que ele rompeu. Responsabilizar é propiciar que o adolescente repare o dano, que ele entenda as causas que levaram ele a agir daquela forma e estabeleça medidas preventivas para que aquilo não volte a ocorrer.”

Para Penido a violência não diminui com o endurecimento das leis. O juiz avalia que está se querendo importar um método de lidar com a violência do adolescente que já se mostrou ineficaz com os adultos.

Assista também ao episódio: 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

TV Brasil-SP:
Cinegrafista - Vinícius Vieira
Operador de Áudio - Ivan Ferreira Costa
Iluminação - André Nascimento




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/07/2015 - 15:10 e atualizado em 28/07/2015 - 15:10

Últimas

O que vem por aí