Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mário Cândido da Silva Filho fala sobre a importância de estudar a mitologia brasileira

Para Mário Cândido da Silva Filho, Presidente da Sociedade dos Observadores de Saci (SOSACI), a mitologia brasileira é muito rica mas que o brasileiro sabe muito pouco sobre ela.

“Descobrimos que todo colonizador, quando chega no povoado a ser colonizado, tem como primeira atitude destruir todo o imaginário da população local. Isto foi feito aqui no Brasil”, diz ele. 

Segundo Mário Cândido, os mitos brasileiros têm origem indígena. Ele explica que um dos mitos mais populares entre os índios tupi era o Saci, que não tinha a figura que ele tem hoje – o negrinho de uma perna só. Era um índio, um curumim, uma criança, que fazia a traquinagem que o Saci faz hoje.  Ele explica que a figura se tornou negro pelo fato de muitos negros terem sido escravizados no Brasil.

A festa do Saci acontece no dia 31 de outubro. O presidente do SOSACI explica que esta data foi escolhida porque havia, principalmente em São Paulo, a crescente manifestação em torno do Halloween. Muitas crianças acabam comemorando o Dia do Halloween nas escolas sem entender direito o significado da data.

A SOSACI  foi criada em 2003 por um grupo de amigos que estavam incomodados com a crescente manifestação em torno do Dia do Halloween.

“O grupo tem a preocupação de explicar às crianças o que é o Halloween e porquê o Halloween existe no lugar de manifestações culturais brasileiros como o personagem Saci, o Curupira, a Iara, o Boitatá? O trabalho da SOSACI é este: estudar, explicar e divulgar os mitos e a mitologia brasileira”, diz Mário Cândido.

Assista também ao episódio: Halloween e o folclore brasileiro

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/11/2015 - 12:08 e atualizado em 03/11/2015 - 16:58

Últimas

O que vem por aí